Ibovespa abre semana em -1,6%, com cautela no exterior

O Ibovespa abriu a semana em queda, seguindo os mercados internacionais. O cenário exterior opera no vermelho atento à investigação sobre a participação de grandes instituições financeiras na lavagem de dinheiro ao longo das últimas duas décadas.

Por volta das 10h15 desta segunda-feira (21), a cotação do Ibovespa caía 1,60%, para 96.719,32 pontos. O mercado também está de olho nas perspectivas reveladas pelo Boletim Focus, além do temor pelo futuro fiscal do País.

No front internacional, o que chama atenção são os documentos chamados FinCEN files, que incluem mais de 2.100 relatórios de pagamentos processados por grandes bancos, como HSBC, Deutsche Bank, e J.P. Morgan. Os dados vazaram para o site do Buzzfeed e foram compartilhados com o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ).

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Além de desafiarem leis contra a lavagem de dinheiro, a movimentação de cerca de US$ 2 trilhões nos últimos 20 anos pelas instituições financeiras também registra o envio de grandes quantias de origem ilícita para contas obscuras e redes criminosas. Segundo a reportagem, os bancos continuam a lucrar com as operações, que podem até ter beneficiado terroristas. O ETF XLF, representativo dos bancos nos Estados Unidos, abriu o dia em forte queda.

No últim fim de semana também marcou a aceitação do presidente norte-americano Donald Trump para a parceria da Oracle junto à TikTok no território dos Estados Unidos. Dessa forma, o aplicativo de origem chinesa poderá continuar operando no país, amenizando as tensões entre as potências globais.

“Eu dei minha bênção ao acordo, se eles o fizerem, tudo bem também, se não o fizerem, tudo bem”, afirmou Trump no último sábado (19). O negócio, entretanto, ainda depende da aprovação formal do Comitê de Investimento Estrangeiro dos Estados Unidos. A nova empresa se chamará TikTok Global, segundo Trump.

No âmbito interno, o mercado analisa o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira com uma expectativa de queda de 5,05% do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. O relatório demonstra a perspectiva por um tombo menos intenso do mercado para a economia brasileira. Em junho, a estimativa chegou a ser de um tombo de 6,28%.

Ademais, os investidores permanecem desconfortáveis com o cenário fiscal no Brasil em meio a dúvidas crescentes sobre a capacidade do Tesouro Nacional de refinanciar a dívida pública, uma vez que tem tido problemas com a emissão de títulos públicos junto ao mercado. No último fim de semana, também foi debatido o Pacto Federativo com o senador Márcio Bittar, que é relator do processo além do Orçamento de 2021.

Giro corporativo

Três companhias apresentaram propostas à Petrobras (PETR4) pela Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná. De acordo com o jornal “Valor Econômico”, as propostas foram próximas, fazendo com que a estatal abrisse uma nova rodada de negociações com as interessadas.

Segundo o jornal, dentre as concorrentes estão tanto empresas brasileiras como estrangeiras. O grupo indiano Essar é apontado pelo mercado como um candidato a comprar uma das refinarias da Petrobras. O Grupo Ultra, controlador do Ipiranga, Raízen (da Shell e Cosan) e a chinesa Sinopec estão de olho nos desinvestimentos da petroleira há algum tempo.

O deputado federal e vice-líder do governo na Câmara, Carlos Jordy declarou no último sábado através de suas redes sociais estar entrando com uma representação no Ministério Público contra o Magazine Luiza (MGLU3), acusando a empresa de racismo devido ao seu programa de trainee.

A gigante varejista respondeu que está “absolutamente tranquila quanto a legalidade do nosso Programa de Trainees 2021. Inclusive, ações afirmativas e de inclusão no mercado profissional, de pessoas discriminadas há gerações, fazem parte de uma nota técnica de 2018 do Ministério Público do Trabalho”.

Esta segunda-feira também marca a estreia da Cury (CURY3), ex-subsidiária da Cyrela (CYRE3), na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

Mercados no exterior

Confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: -1,85%
  • Londres (FTSE 100): -3,15%
  • Frankfurt (DAX 30): -3,14%
  • Paris (CAC 40): -2,96%
  • Milão (FTSE/MIB): -3,15%
  • Xangai (SSE Composite): -0,63% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): fechada em virtude de feriado nacional.

Última cotação do Ibovespa

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta-feira (18) com uma queda de 1,81%, a 98.289,71 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião