Ibovespa inicia em baixa após novos desdobramentos da guerra comercial

O Ibovespa opera em baixa nesta sexta-feira (9) com os novos desdobramentos da guerra comercial e a baixa no PIB do Reino Unido. 

Por volta das 10h20, o Ibovespa registrava baixa de -0,16  alcançando 103.944,46 pontos. O mercado nacional está de olho nos novos passos da reforma da Previdência no Senado.

Também segue no radar dos investidores a cotação do yuan definida pelo Banco do Povo da China (PBoC).

Novos desdobramentos no confronto EUA x China

Na noite da última quinta-feira (8), o presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu formalizar a proibição de contratos públicos com a gigante chinesa de tecnologia, Huawei.

Segundo o governo norte-americano, a partir do dia 13 de agosto a empresa chinesa não poderá mais fazer acordos com os mercados públicos dos Estados Unidos.

Além da Huawei, outras empresas foram banidas. São elas:

  • ZTE;
  • Hytera Communications Corporation;
  • Hangzhou Hikvision Digital Technology;
  • Dahua Technology Company.

“O Departamento de Comércio emitirá licenças quando não houver ameaça à segurança nacional dos EUA”, afirmou Wilbur Ross, secretário comercial do governo de Trump.

Saiba mais: Guerra comercial entre EUA e China pode beneficiar a exportação brasileira

Na última quinta-feira (8), a moeda chinesa foi fixado em 7,0039 por dólar. Mesmo superando a marca de 7 por dólar, na maior desvalorização desde abril de 2008, permaneceu abaixo do valor de 7,0156, que era a média esperada pelos especialistas do mercado.

O movimento representa uma nova retaliação aos Estados Unidos. A China pode utilizar a sua moeda para abalar o sistema financeiro global.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

A resposta dessa quinta-feira (8) vem logo após o Tesouro dos EUA acusar a China como um país manipulador de moeda, depois de anunciada a desvalorização de 7 yuan por dólar.

Economia britânica registra queda

O PIB da economia britânica diminui 0,2% no segundo trimestre deste ano. O resultado foi inesperado, pois não era apresentada nenhuma queda desde 2012.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Na comparação ano a ano, o Produto Interno Bruto do Reino Unido cresceu 1,2% entre abril e junho. Entretanto, também abaixo da projeção do mercado, que era de 1,5%. Os dados foram divulgados neste sexta-feira (9) pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, em inglês).

Novos passos na reforma da Previdência

A proposta da reforma da Previdência Social chegou ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, na última quinta-feira (8).

O relator da Reforma da Previdência, Tasso Jereissati (PSDB), afirmou que “o ânimo é francamente pró” em relação a aprovação do texto da reforma da Previdência no plenário do Senado.

A reforma foi aprovada pela Câmara dos Deputados, em segundo turno, nesta semana. Segundo Davi Alcolumbre, a reforma pode ser uma boa alternativa para o governo arrecadar mais recursos.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, na quinta-feira (8), o Ibovespa encerrou em alta de 1,3%  chegando a 104.115,227 pontos.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião