Ibovespa: B3 divulga nova carteira teórica com três novas empresas

A B3 (Brasil, Bolsa e Balcão) divulgou, nessa quarta-feira (29) a terceira e última prévia da nova carteira do Índice Bovespa (Ibovespa) que entrará em vigor na próxima segunda-feira (4). No entanto, poderão haver alterações até o primeiro dia da vigência.

A prévia conta com 75 ativos de 69 empresas. A única empresa que foi retirada do Ibovespa foi a Smiles (SMLS3). A nova carteira contará com a entrada de CPFL Energia (CPFE3), Minerva (BEEF3) e Energisa (ENGI11).  Atualmente, os papéis com mais peso no índice são:

A B3 divulga regularmente três prévias das novas composições dos índices: a primeira prévia, no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira em vigor.

Suno One: O primeiro passo para alcançar a sua independência financeira

A segunda prévia, no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira em vigor, e a terceira prévia, no penúltimo pregão de vigência da carteira em vigor.

Atual composição da carteira

Quando divulgada no início do ano, a atual carteira do Ibovespa registrou a entrada de cinco empresas, totalizando 76 ativos de 73 companhias. As cincos empresas que entraram no índice:

A adesão das empresas tem como base o fechamento do pregão do dia 3 de janeiro de 2020. Além disso, os cinco ativos que apresentaram maior peso na carteira de 2019, válida de 2 de setembro de 2019 a 3 de janeiro, foram:

Cotação do Ibovespa

O índice encerrou o pregão da última terça-feira (28) com uma alta 3,93%, a 81.312,23 pontos.

Já nessa quarta-feira (29), por volta das 13h30, o Ibovespa operava em alta de 1,67%, a 82.646,86 pontos. O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo procura uma recuperação após encerrar março com uma baixa de 29,9%.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião