Ibovespa abre em alta com corte na Selic e revisão de rating do Brasil

O Ibovespa opera em alta com o corte na taxa básica de juros do Brasil e a revisão da perspectiva de rating do País pela Standard & Poor’s no radar.

Baixe o relatório gratuito da SUNO sobre o IPO da XP Investimentos 

Por volta das 10h30, nesta quinta-feira (12), o Ibovespa variava positivamente a 0,55% alcançando 111.575,41 pontos. O mercado reage a decisão do Copom de cortar a taxa Selic para a nova mínima histórica.

Além disso, segue no radar dos investidores a classificação da agência de risco que revisou a perspectiva do rating do Brasil de estável para positiva.

Taxa Selic

Na última quarta-feira (11), após a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o Banco Central decidiu cortar a taxa básica de juros (Selic) em 0,5%. Antes, a Selic se encontrava em 5% ao ano, porém, com a nova redução, ela caiu para 4,5%, a nova mínima histórica.

Saiba Mais: Banco Central corta taxa Selic para 4,50% ao ano; Veja no que investir

Após a decisão de corte na taxa Selic, o Banco Central informou que: “a conjuntura econômica prescreve uma política monetária estimulativa”. Para a instituição monetária central: “o atual estágio do ciclo econômico recomenda cautela na condução da política monetária”.

A taxa Selic começou o ano em 6,5% ao ano, porém desde julho vem sofrendo cortes, como uma forma impulsionar a economia.

Santadard & Poor’s

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s revisou, na última quarta, a perspectiva do rating do Brasil de estável para positiva. A nota de crédito do País ainda continua em BB-, levada em consideração como grau especulativo.

Em nota, a instituição afirmou que o governo brasileiro continua implementando medidas de consolidação fiscal, o que têm influenciado na redução do ainda alto déficit do Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

No dia 30 de agosto, a agência de classificação de risco, S&P Global Ratings (S&PGR), revisou positivamente o rating da Argentina. A nota de crédito a longo prazo do país vizinho, passou de “SD” para “CCC-” com perspectiva negativa.

Destaques da Bolsa

Petrobras

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou na última quarta-feira (11) que a petroleira irá vender no segundo semestre de 2020 toda a sua participação na Gaspetro, por meio de um IPO.

Saiba Mais: Agenda do Dia: Petrobras; Caixa; Hering; B2W; Banco do Brasil

De acordo com Castello Branco, a Gaspetro pretende se desfazer dos 51% de participação que detém em 19 distribuidoras de gás natural no País.

Hering

A Hering (HGTX3) informou ao mercado que irá distribuir juros sobre capital próprio, no valor de R$ 18,1 milhões. O pagamentos aos acionistas será executado ao final deste mês, no dia 30. A base para o pagamento será a posição acionária do dia 16 deste mês. O pagamento será realizado pelo Banco Itaú.

B2W

A B2W assinou um acordo com a Linx para que a empresa conecte lojistas ao marketplace da plataforma de e-commerce.

Assim, lojistas parceiros da Linx poderão vender no B2W Marketplace sem precisarem se conetar individualmente à plataforma. Além disso, eles ficarão mais familiarizados aos estoques e ao gerenciamento de vendas.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, quarta-feira (11), o Ibovespa encerrou em alta de 0,26% a 110.963,867 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião