Ibovespa fecha em alta de 0,83% seguindo disparada da Vale

O Ibovespa fechou o dia em alta, graças à forte valorização da Vale no final do pregão. A empresa fez com que o mercado, que até a metade do dia estava frustrado com a última pesquisa eleitoral do Ibope, virasse e terminasse com ganhos de 0,83% com 78.630 pontos.

A Vale que teve valorização de 3,32% no dia graças ao rali dos preços do petróleo que chegaram aos maiores marcas em 4 anos. O Brent, por exemplo, fechou em US$ 81,72 em novembro, uma vez que os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) decidiram não aumentar a oferta por enquanto, após uma reunião no domingo.

“Isso ocorre num momento em que as perdas de fornecimento no Irã, devido a sanções, e uma queda na produção da Venezuela podem deixar o mercado mais apertado”, afirma Lukman Otunuga, analista da FXTM. “Com a Arábia Saudita e a Rússia descartando qualquer aumento imediato na produção de petróleo, as perspectivas de curto prazo para o preço continuam inclinadas para o lado positivo”.

O mercado ainda estava reagindo negativamente a pesquisa Ibope divulgada ontem a noite.  Os resultados mostraram Jair Bolsonaro (PSL) como líder das intenções de voto na corrida presidencial. Ele manteve os 28% que apresentou na última divulgação, feita no dia 18. Fernando Haddad (PT), que despontou e apareceu como principal rival de Bolsonaro, segue crescendo e aparece com 22% das intenções de voto, 3%  a mais do que na pesquisa divulgada dia 11.

No segundo turno, a pesquisa mostra um crescimento dos adversários de Bolsonaro. Enquanto na pesquisa anterior ele vencia em todos os cenários, a não ser contra Ciro Gomes, agora ele aparece perdendo também para Alckmin e para Haddad e empatado com Marina.

Em relação a rejeição, os dois primeiros candidatos da corrida eleitoral viram os seus índices aumentarem: Jair Bolsonaro: de 42% para 46%; Fernando Haddad: de 29% para 30%

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião