Ibovespa abre em alta de olho na reforma da Previdência e produção industrial

O Ibovespa inicia nesta terça-feira (1) em alta devido a reforma da Previdência, melhora na produção industrial e desdobramentos da Operação Lava-Jato.

Por volta das 10h20, o Ibovespa registrava uma leve variação positiva de 0,20%, alcançando 104.958,75 pontos. O mercado está atento a votação da reforma previdenciária na manhã desta terça.

Além disso, segue no radar dos investidores resultados da produção industrial no mês de agosto.

Reforma da Previdência

O Plenário do Senado deverá iniciar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência nesta terça-feira.

Saiba Mais: Plenário deve votar PEC da reforma da Previdência na próxima terça-feira

Antes da análise do Plenário, a proposta da reforma da Previdência terá que passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A votação estava prevista para última terça-feira (24), no entanto, teve de ser adiada por causa de uma sessão no Congresso Nacional.

Na CCJ, o relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB) será votado com a análise das 76 emendas apresentadas. Envolvidos ao processo afirmam que é grande a possibilidade de aprovação.

Produção industrial

Após três meses consecutivos em queda, a produção industrial brasileira reportou uma alta de 0,8% em agosto, levando em consideração a apuração de julho.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (1), esse é o melhor resultado da produção industrial para o mês de agosto desde 2014, quando foi reportada uma alta de 0,9%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Agosto também registrou a maior alta mensal desde junho de 2018, quando o avanço foi de 12,6%, na comparação com mês anterior. Em agosto do ano passado, o índice foi retraído em 1%.

De acordo com o IBGE, a retomada da produção industrial em agosto foi impulsionada pela indústria extrativa, que cresceu 6,6% no mês. A evolução se deu pelo aumento na extração de minério de ferro, petróleo e gás.

Operação Carne Fraca propinas da BRF

A BRF está colaborando com as investigações da 4ª fase da Operação Carne Fraca, que teve início nesta terça-feira (1).

A ação da Polícia Federal apura os supostos pagamentos de propinas da BRF a 60 fiscais agropecuários federais. O montante total da propina é estimado em R$ 19 milhões.

Confira: Petrobras conclui negócio com Central Resources por US$ 7,2 milhões

Os mandados foram decretados pela 1ª Vara Federal de Ponta Grossa, localizada no Paraná. As supostas práticas inadequadas pela BRF são referentes a anos anteriores ao de 2017, quando deflagrou-se a primeira fase da Operação Carna Fraca.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, segunda-feira (30), o Ibovespa encerrou em queda de 0,32%, chegando a 104.745,32 pontos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião