Balanços da semana

Ibovespa inicia sessão em alta; mercado avalia reforma e IPCA-15

Diferente do fechamento da última sessão, o Ibovespa registra alta na manhã desta quinta-feira (21).

No entanto, o Ibovespa, que é o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, abriu o mercado com uma leve alta e por volta das 10h50 registrava crescimento de 0,25% sendo avaliado em 96.783,35 pontos.

A entrega da proposta da reforma da Previdência pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional, foi o fator que mais movimentou o índice na última sessão.

Dessa forma, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do governo continua sendo vigiada de perto pelo mercado, mas outros fatores podem movimentar o Ibovespa, como por exemplo, o resultado do IPCA-15 e também o fed.

Principais assuntos que vão movimentar o mercado nesta quinta:

  • Reforma da Previdência;
  • IPCA-15;
  • Política monetária dos EUA;
  • Brasil e EUA.

Reforma da Previdência

Na última quarta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro esteve pessoalmente no Congresso para apresentar o texto da reforma da Previdência.

Saiba mais: Maia vai agilizar CCJ para adiantar tramitação da PEC da Previdência

Entre os pontos principais da reforma, está a idade mínima, que já havia sido informado pelo presidente na última quinta-feira (14). No entanto, ficou definida em 62 anos para mulheres e 65 anos para homens e uma contribuição mínima de 20 anos.

Além disso, o texto traz outros pontos como:

  • Aposentadoria rural: a idade mínima é de 60 anos para homens e mulheres, com contribuição mínima de 20 anos.
  • Aposentadoria de professores: a idade mínima é de 60 anos para homens e mulheres, com contribuição mínima de 30 anos.
  • Aposentadoria de policiais civis e federais: a idade mínima é de 55 anos para homens e mulheres, com contribuição mínima de 30 anos para homens, e 25 anos para as mulheres. Deve haver tempo de exercício de 20 anos para a categoria masculina, e 15 anos para a feminina.
  • Agentes penitenciários e socioeducativos: a idade mínima é de 55 anos para homens e mulheres, com contribuição mínima de 30 anos para homens, e 25 anos para as mulheres. O tempo de exercício, de 20 anos, é igual para ambos os gêneros.

Saiba mais: Nova Previdência será justa, para todos e sem privilégios, diz Bolsonaro

IPCA-15

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apontou uma variação de 0,34% em fevereiro, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (21).

Saiba mais: Prévia da inflação: IPCA-15 aponta variação de 0,34% em fevereiro

No entanto, essa variação, junto com fevereiro de 2000, foi a menor para um mês de fevereiro desde o início do Plano Real, em 1994. O IPCA-15 é uma prévia da inflação oficial do Brasil.

Política monetária dos EUA

De acordo com a ata da reunião de política monetária divulgada pelo Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) na última quarta-feira (20) a pausa na alta das taxas de juros dos EUA durante janeiro representou pouco risco e muitos benefícios à economia.

A reunião ocorreu entre 29 e 30 de janeiro. No entanto, a ata foi publicada cerca de 20 dias depois para que o banco pudesse compreender os efeitos de uma possível desaceleração global e de que forma a alta nos juros podiam impulsionar a economia norte-americana

Dessa forma, o Fed surpreendeu o mercado ao suspender a alta de juros que aconteciam há três anos. De acordo com o banco, serão feitos ajustes na faixa de 2,25% e 2,5%.

Brasil e EUA

Os Estados Unidos fizeram uma proposta para a reforma do sistema multilateral à Organização Mundial do Comércio (OMC). No entanto, a proposta exclui Brasil, China, Índia e outros países emergentes de possuírem “tratamentos especiais” em negociações comerciais.

Dessa forma, os norte-americanos falam em uma espécie de “graduação”, que determinam quatro critérios para indicar quais países podem ter prazos maiores e melhores condições na implementação de regras em negociações.

Acordo de livre comércio

De acordo com a “Folha de S.Paulo”, o Brasil deve propor aos Estados Unidos “conversas exploratórias” para um possível acordo de livre comércio entre as nações. Entretanto, o Presidente Jair Bolsonaro vai aos EUA para uma visita entre os dias 17 e 19 de março.

Última cotação

Na última quinta-feira (21), o Ibovespa encerrou com uma queda de 1,14%, ficando com 96.544,81 pontos.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião