Ibovespa abre em alta após divulgação do PIB dos EUA

O Ibovespa abre em alta na manhã de hoje, entre repercussão do PIB dos EUA e cenário eleitoral. No momento da redação (10h15), o Ibovespa subia 0,94% para 79.398 pontos, enquanto o dólar era cotado a R$4,04 numa variação de +0,26%.

Depois da elevação da taxa de juros pelo banco central dos EUA, o Federal Reserve, ontem, o que movimenta os mercados internacionais hoje é a divulgação do PIB norte-americano. Assim como o aumento nos juros, o resultado de crescimento de 4,2% para o segundo trimestre, na taxa anualizada, está dentro do esperado. O crescimento foi liderado por gastos do consumidor, exportações e gastos dos governos federal e estaduais.

No cenário interno, as atenções continuam voltadas à disputa eleitoral, agora a dez dias do primeiro turno. O debate de ontem no SBT contou com diversos candidatos apresentando-se como terceira via para a polarização Haddad-Bolsonaro, mas as pesquisas continuam a indicar que o mais provável é que o segundo turno seja entre os dois.

Na última pesquisa do Instituto Brasilis, contratada pela Genial Investimentos, o cenário é de empate técnico entre Bolsonaro e Haddad, com 27% e 22%, respectivamente. Na simulação de segundo turno, não há empate e Haddad aparece bem à frente, por 44% a 36%.

Na China, as bolsas encerraram o pregão em queda, assim como as norte-americanas na véspera, com o anúncio de aumento de juros pelo Fed. O chair do banco central norte-americano, Jerome Powell, disse que estava preocupado com a inflação e também com a guerra comercial sino-americana, e que muitas empresas do país demonstravam preocupação também. Na noite de ontem, o presidente Donald Trump disse não estar feliz com o aumento nos juros.

A cotação do petróleo WTI segue em alta após o secretário de energia norte-americano negar a liberação de reservas de emergência e em reflexo às tensões e sanções entre EUA e Irã.

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião