Ibovespa abre em alta e numa quarta-feira de pesquisas e debate

A divulgação de duas pesquisas eleitorais durante o pregão de hoje e o debate entre presidenciáveis às 18h devem ditar os rumos do mercado hoje, que abre com cautela. O Ibovespa, índice da bolsa brasileira, opera no momento da redação (10h10) a +0,44%, enquanto o dólar é cotado a R$4,068, uma queda de 0,32% em relação ao fechamento de ontem.

Às 10h, o Instituto Paraná e a Revista Crusoé lançarão os resultados de seu levantamento eleitoral aos assinantes, divulgando ao público às 15h. O Ibope, por sua vez, divulgará a mais nova pesquisa em parceria com a CNI às 14h. O último levantamento, que mostrou Fernando Haddad (PT) melhor que Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno, sacudiu o mercado.

Às 18h, haverá debate entre os presidenciáveis no SBT, mas sem a presença de Bolsonaro, que continua internado no Hospital Albert Einstein, ainda que em boas condições de saúde.

No cenário internacional, atenção para a expectativa de que o Federal Reserve, banco central dos EUA, aumente a taxa de juros, pela terceira vez no ano. Mas, mais do que isso, atenção ao discurso da instituição, que pode indicar se de fato o rumo futuro da política monetária dos EUA é abandonar o expansionismo e aumentar os juros, apertando a economia global.

Ainda falando dos EUA, o discurso de Donald Trump ontem na Assembleia Geral da ONU foi enfático em atacar a China e outros rivais comerciais, indicando que o país não desistirá de manter a guerra comercial e que ela ainda arrisca crescer.

Mesmo com os comentários de Trump, as bolsas asiáticas encerraram seus pregões em alta, enquanto na Europa e em Wall Street há leve alta. O petróleo segue acima de US$72, e os metais recuam em Londres.

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião