Ibovespa abre em alta com divulgação do IBC-Br e guerra comercial no radar

O Ibovespa opera em alta com a divulgação do indicador (IBC-Br), que mede a prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, e também de olho nas novidades da guerra comercial entre Estados Unidos e China.

Por volta das 10h30, desta sexta-feira (13), o Ibovespa variava positivamente a 0,4% alcançando 112.645,34 pontos. O mercado reage também a decisão do Copom sobre o corte da taxa Selic para a nova mínima histórica, realizado na última quarta-feira (11).

Além disso, segue no radar dos investidores a classificação da agência de risco que revisou a perspectiva do rating do Brasil de estável para positiva.

IBC-Br

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), indicador que mede a prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, registrou alta de 0,17% em outubro em comparação com setembro.

Em relação ao mesmo período no ano passado, o IBCBr apresentou avanço de 2,13%. Já no acumulado dos 12 meses, houve alta de 0,96%. Na série dessazonalizada o índice passou de 139,42 pontos para 139,66 pontos de setembro para outubro.

Guerra Comercial

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na última quinta-feira (12) que está próximo de chegar a um acordo comercial com a China.

O mandatário norte-americano escreveu em sua rede social que as negociações com a China estavam chegando “muito perto de um grande acordo”.

Alguns veículos de mídia dos Estados Unidos comunicaram que os dois países chegaram a primeira fase do pacto comercial. Trump também estaria analisando a possibilidade de suspender a rodada de tarifas sobre a China, que seria imposta neste domingo (15).

Noticiário corporativo

Petrobras

A Petrobras (PETR3; PETR4) comunicou nesta sexta-feira (13) que recebeu um documento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em que a instituição informa sua intenção de venda de até 100% das ações ordinárias de emissão da Petrobras. A operação deve ser feita via oferta pública de distribuição secundária de ações.

Oi

A Oi informou na última quinta-feira (12) à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que seu novo diretor-presidente será Rodrigo Modesto de Abreu.

Via Varejo

Após a revelação do SUNO Notícias sobre a investigação que a Via Varejo (VVAR3) estava realizando investigações para apurar possíveis fraudes contábeis, a varejista, dona das marcas Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com, confirmou que as irregularidades podem impactar seu balanço em até R$ 1 bilhão.

Última cotação do Ibovespa

Na última quinta-feira (12), o Ibovespa encerrou a sessão em em alta de 1,11%, a 112.199,74 pontos

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião