Ibovespa em alta com guerra comercial, reforma tributária e STF

O Ibovespa inicia esta terça-feira (19), dia antes do feriado, em alta com a disputa comercial, reforma tributária, Supremo Tribunal Federal e Ambev no radar.

Por volta das 10h30, o Ibovespa operava em alta de 0,56% alcançando 106.861,42 pontos. O mercado está atento ao desdobramento da guerra comercial.

Black Friday Suno – as melhores análises sobre investimentos com descontos incríveis! Cadastre-se para ser o primeiro a saber

Além disso, os investidores estão atentos a reforma tributária que deverá ser encaminhada ao Congresso até o final deste ano. Ademais, o presidente do STF invalidou parte de sua decisão que solicitou à Unidade de Inteligência Financeira (UIF), do Banco Central.

Guerra comercial

Sem novidades sobre a guerra comercial o investidor continua atento ao desdobramento da disputa entre as duas maiores economia do mundo.

De acordo com a Xinhua, a agência estatal de notícias da China, que o país asiático e os Estados Unidos tiveram “negociações construtivas” no último domingo (17).

Os representantes discutiram as questões centrais da primeira fase de um possível acordo comercial entre as duas maiores potências do planeta. Além disso, ambos os países concordaram em manter uma comunicação próxima.

Confira Também: Huawei: EUA pressiona o Brasil contra a entrada da tecnologia 5G

No entanto, o ex-conselheiro econômico da Casa Branca, Gary Cohn, disse à CNBC, na última segunda-feira (18), acreditar que o presidente Trump seguirá em frente com as tarifas no dia 15 de dezembro se os EUA e a China não chegarem a um acordo comercial até então.

Reforma tributária

De acordo com o jornal “O Estado de S.Paulo”, o governo de Jair Bolsonaro deve encaminhar ao Congresso, até o final do ano, a proposta da reforma tributária. No entanto, o texto foi criticado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, Segundo ele, a unificação do PIS e do Cofins “não passará. Esse assunto está parado há dois anos”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O jornal “Valor Econômico” salienta que a reforma do PIS/Cofins foi levantada no governo de Michel Temer, mas enfrentou entraves do setor de serviços porque elevaria a carga tributária. Dessa forma, segundo Maia, esse ponto seguirá travando o projeto. Entre os parlamentares, existe a expectativa de que o governo envie sugestões aos textos da reforma tributária já em debate no Congresso.

Dias Toffoli

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, invalidou parte de sua decisão que solicitou à Unidade de Inteligência Financeira (UIF), do Banco Central, antigo Coaf, cópia dos relatórios de inteligência expedidos desde 2016. A decisão poderia fazer com que dados financeiros de 600 mil empresas e pessoas foram revelados.

Confira Também: Agenda do Dia: Pão de Açúcar; Ambev; Banco do Brasil; Hapvida

No processo, Toffoli afirmou que tomou a decisão após informações prestadas mais cedo pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, sobre o assunto. De acordo com o procurador, o Ministério Público cumpre a legislação no acesso às informações financeiras suspeitas e refutou qualquer tipo de “devassa” nos dados de cidadãos.

Ambev

O presidente-executivo da Ambev, Bernardo Paiva, anunciou que decidiu renunciar ao seu cargo na cervejaria para buscar projetos pessoais.

Confira Também: Ambev anuncia saída de seu presidente-executivo em 2020

Em comunicado, a Ambev declara que oposto será ocupado pelo atual diretor de vendas e marketing, Jean Jereissati Neto, que acumulará a função, a partir de 1 de janeiro de 2020.

Última da cotação do Ibovespa

Na última sessão, segunda-feira (18), o Ibovespa encerrou em queda de 0,27%, a 106.629,25 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião