Ibovespa inicia novembro em alta; guerra comercial e empregos dos EUA no radar

O Ibovespa opera em alta nesta sexta-feira (1) com guerra comercial, relatórios empregatícios dos EUA, dados chineses e produção industrial.

Por volta das 10h22, o Ibovespa registrava uma variação positiva de 0,73%, chegando a 108.004,97 pontos. Os investidores estão atentos ao desenrolar da disputal comercial.

Além disso, segue no radar do mercado a produção industrial brasileira abaixo do estimado.

Guerra comercial

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na última quinta-feira (31) que a primeira etapa do acordo comercial corresponde cerca de 60% do trato completo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Os representantes das maiores economias do mundo estão procurando um local para sacramentar esse acordo. Em meio aos protestos civis, o Chile anunciou o cancelamento da reunião da APEC. Na cúpula, era esperado o estabelecimento do princípio do entendimento entre as potências.

China e EUA estão trabalhando para selecionar um novo local para assinatura da primeira fase do acordo comercial, cerca de 60% do acordo completo. A nova localização será anunciada em breve. Presidente Xi [Jinping] e presidente Trump irão assinar”, disse o mandatário dos EUA em seu Twitter.

Emprego nos EUA

De acordo com o Departamento de Trabalho norte-americano nesta sexta, no mês passado, os Estados Unidos levantaram 128 mil novas vagas de emprego.

O resultado ficou acima do aguardado nas previsões dos analistas consultados pela agência de notícias “Bloomberg”. Os especialistas esperavam um acréscimo de 85 mil empregos, devido à greve dos colaboradores da General Motors em território estadunidense.

Confira: XP Investimentos escolhe Nasdaq para seu IPO nos EUA

No mês de setembro, a criação de empregos foi um pouco superior, de 136 mil. A taxa de desemprego, em setembro, avançou de 3,5% a 3,6%. Já o ganho salarial médio por hora trabalhada aumentou 0,2%, sendo que a expectativa era de 0,3% de aumento no comparativo mensal.

China

O índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla inglês) apresentou, pelo sexto mês seguido, um recuo na atividade industrial da China. O setor de serviços do gigante asiático também demonstrou uma queda.

Saiba mais: Bovespa: Horário de encerramento será às 18h a partir de segunda-feira

No entanto, o índice da Caixin/Markit, que estuda pequenas e médias empresas, chegou a 51,7 pontos, superando as expectativas e ficou acima de setembro, que apresentou a pontuação de 51,4%.

Produção Industrial

A produção industrial do Brasil do mês de setembro avançou 0,3% em comparação ao mês anterior. Esta foi a segunda vez consecutiva que a taxa apresentou variação positiva, acumulando 1,5% no período.

Um os motivos pela alta é a produção de veículos automotores, que reportou um crescimento de 4,3%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Veja também: PetroRio apresenta receita líquida de R$ 399 milhões no 3T19

No mesmo período em 2018, no entanto, a produção industrial cresceu 1,2%. O gerente da pesquisa do IBGE, André Macedo, afirmou que o crescimento por dois meses seguidos não acontecia desde março e abril de 2018.

Economistas ouvidos pela “Bloomberg” esperavam uma alta de aproximadamente 0,9%, três vezes maior.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, quinta-feira, o Ibovespa encerrou em queda de 1,1% a 107.219,83 pontos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião