Grana na conta

Ibovespa inicia em alta de olho no FGTS e no Novo Mercado de Gás

O Ibovespa opera em alta nesta terça-feira (23) com expectativa para o anúncio das novas regras dos saques do FGTS, corte de juros pelo FED e o anúncio do Novo Mercado de Gás no Brasil.

Por volta das 10h10, o Ibovespa registrou alta de 0,21% alcançando a marca de 104.168,54 pontos. O mercado está de olho no anúncio do Novo Mercado de Gás, que é mais um plano do governo para reaquecer a economia. O corte das taxas de juros do FED também mexe com o mercado nesta terça.

Ademais, as novas regras que devem ser divulgadas pelo governo nesta quarta-feira (24), sobre os saques do FGTS, devem influenciar a Bolsa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

FGTS

O governo federal deverá anunciar as mudanças nas regras para o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), na próxima quarta-feira (24). A Medida Provisória prevê que o total do lucro líquido do fundo seja destinado ao trabalhador. Além disso, a taxa cobrada quando o empregado é demitido sem justa causa poderá ser anulada pelo governo, após declarações de Bolsonaro no último domingo (21).

Novo Mercado de Gás

Nesta terça-feira (23), às 16h, ocorre a cerimônia de estreia do Novo Mercado de Gás. O projeto é parte do plano do governo Bolsonaro. Paulo Guedes, ministro da Economia, é um dos defensores da ideia. Para ele, o brasileiro terá um “choque de energia barata” com o novo projeto.

O Ministério de Minas e Energia prevê que o processo de instalação da infraestrutura necessária para suportar a exigência do Novo Mercado de Gás deve movimentar R$ 34 bilhões no País em 13 anos.

O governo também considera que uma diminuição de 10% no valor do gás já poderia alavancar o crescimento de 2,1% no PIB industrial.

Taxa de juros do FED

Autoridades do Federal Reserve (FED) disseram, em uma reunião no dia 10 de julho, que novos incentivos teriam que ser implantados à economia global. Dessa forma, os Estados Unidos temem que, caso não corte as taxas de juros, sua economia fique estagnada.

Veja também: Governo federal pretende limitar saques do FGTS a R$ 500 em 2019

Última cotação

Na última sessão, na segunda-feira (22), o Ibovespa encerrou em alta de 0,48%, em 103.949 pontos.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião