Ibovespa em alta com independência da Petrobras e corte na taxa básica de juros

O Ibovespa abre em alta nesta quinta-feira (19) com os cortes nas taxas básicas de juros dos Estados Unidos e do Brasil.

Por volta das 10h40, o Ibovespa registrava variação positiva de 1,15% alcançando 105.737,10 pontos. O mercado está reagindo positivamente aos cortes nas taxas básicas de juros e a demonstração de independência da Petrobras ao elevar o preço do combustível.

Taxa Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu nesta quarta-feira (18) cortar de 0,50 ponto percentual da taxa básica de juros (Selic).

Confira Também: Corte na taxa Selic será positiva para o mercado de capitais, diz Moody’s

A taxa básica de juros ficou em 5,50% ao ano, em um nova mínima histórica. Essa foi a segunda vez que o BC corta a Selic desde o começo do mandato de Roberto Campos Neto, no começo de 2019.

A decisão do Banco Central tinha sido prevista pelos analistas do mercado. O último Boletim Focus, divulgado na última segunda-feira (16), indicou uma previsão de uma Selic em 5,00% até o final de 2019.

Fed corta taxa básica de juros

O Federal Reserve (Fed) decidiu cortar a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira (18). O Banco Central dos Estados Unidos deixou a taxa dos Fed Funds no intervalo entre 1,75% e 2%.

Este é o segundo corte realizado pelo Fed em menos de 60 dias. A decisão foi tomada pelos sete membros do comitê de política monetária do Banco Central dos EUA.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O Fed afirmou que a economia dos Estados Unidos está caminhando no sentido certo, com a criação de empregos e a baixa inflação. Portanto, a autoridade monetária não deu sinais de mais cortes em um futuro próximo, como requisita o presidente norte-americano, Donald Trump.

Petrobras eleva preço do Petróleo

O mercado nacional está reagindo positivamente a demonstração de independência da estatal petrolífera. O mandatário Jair Bolsonaro, informou na última quarta-feira (18), que em conversa com o presidente da Petrobras, os preços dos combustíveis não iriam subir.

Saiba Mais: Petrobras não vai mexer no preço do combustível, diz Bolsonaro

No entanto, nesta quinta-feira (19), a estatal elevou o preço da gasolina, em 4,2%, e do diesel, em, 3,5% nas refinarias.

Por voltas das 10h40, a ação ordinária da Petrobras (PETR3) registravam variação positiva  de 1,97% sendo negociada a R$ 30,61. Por sua vez, a ação preferencial (PETR4) variava 1,91% sendo cotada a R$ 27,74.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, quarta-feira (18), o Ibovespa encerrou em queda de 0,08% alcançando 104.531 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião