Ibovespa abre em alta de olho nas reuniões do Fed e Copom

O Ibovespa inicia em alta esta quarta-feira (18) atento às reuniões do Fed e Copom, além de movimentações do Itaú e conflitos dos EUA.

Por voltas das 10h30, o Ibovespa registrava uma variação positiva de 0,13% alcançando 104.754,32 pontos. O mercado está atento a possibilidade de corte de juros nos EUA e no Brasil.

Além disso, segue no radar dos investidores o desinvestimento do Itaú na EcoRodovias e sanções norte-americanas ao Irã.

Fed e Copom

Segundo especialistas, o corte de 0,50 ponto percentual nesta quarta-feira (18) na taxa básica de juros brasileira, a Selic, no Comitê de Política Monetária (Copom), é factível.

Coincidentemente, a agenda política monetária dos Estados Unidos também tem uma importante missão. O Federal Reserve fará sua decisão sobre um possível corte na taxa de juros, às 15h.

O presidente norte-americano, Donald Trump, tem feito diversos pedidos para que haja um corte maior da taxa básica de juros dos EUA. Nas últimas semanas, o mandatário estadunidense criticou o presidente do Fed, Jerome Powell, em sua conta pessoal no Twitter.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“O Banco Central Europeu, agindo rapidamente, cortou as taxas em 10 pontos base. Estão tentando, e sendo bem sucedidos, depreciar o Euro ante um dólar MUITO fortalecido, prejudicando exportações americanas”, disse Trump em sua rede social, no dia 12 de setembro.

Itaú diminui participação na EcoRodovias

O Itaú Unibanco (ITUB3; ITUB4) comunicou ao mercado, na última terça-feira (17), que diminuiu a sua participação nas ações da Ecorodovias (ECOR3) para 4,77%. Dessa forma, o banco terá 26,6 milhões de ações ordinárias da companhia.

Saiba mais: Itaú Unibanco reduz posição acionária na Ecorodovias

“Tal participação não tem objetivo de alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da sociedade”, informou a instituição monetária.

O Itaú Unibanco é o maior banco da América Latina, sendo responsável por 9,31% do índice Ibovespa.

EUA x Irã

Nesta quarta-feira (18), Trump disse que ordenou o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, a aumentar substancialmente as sanções impostas contra o Irã.

O movimento é em retaliação aos ataques às instalações petroleira da Saudi Aramco, empresa que mais lucra no mundo. Os ataques são, possivelmente, de autoria iraniana.

I have just instructed the Secretary of the Treasury to substantially increase Sanctions on the country of Iran!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 18 de setembro de 2019

Os EUA já aplicam sanções generalizadas que prejudicam a economia do Irã anteriormente. Os principais momentos foram quando Trump, cumprindo sua promessa eleitoral, retirou o país do acordo nuclear de 2015.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, terça-feira (17), o Ibovespa encerrou em alta de 0,90% contabilizando 104.616,86 pontos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião