Ibovespa abre em alta; retaliação iraniana a bases militares dos EUA no radar

O Ibovespa abre em alta nesta quarta-feira (8). Os investidores estão atentos aos desdobramentos da retaliação iraniana em bases militares norte-americanas no Iraque, ocorrida na noite da última terça-feira (7).

Por volta das 10h25, o Ibovespa variava positivamente 0,39%, a 117.117,85 pontos. O mercado também está de olho na alta do preço do petróleo.

Além disso, a Petrobras suspendeu o trânsito de navios no Estreito de Ormuz.

Oriente Médio

Na última terça-feira (7), duas bases militares dos Estados Unidos no Iraque foram atingidas por foguetes lançados pelo Irã. As informações foram dadas pela TV estatal iraniana e confirmadas pelo Pentágono em nota.

O presidente norte-americano, Donald Trump, já estaria a par do ataque feito pelo Irã e monitorando a situação. “O presidente foi informado e está monitorando a situação de perto e consultando sua equipe de segurança nacional”, disse a Casa Branca em comunicado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Um dos alvos do ataque é a base aérea Ain Al-Saad, localizada na província de Anbar (região ocidental do país) e que abriga tropas norte-americanas e do Iraque. Outro alvo fica na cidade de Arbil, localizada na região curda do Iraque.

A base atingida começou a ser usada pelas forças dos EUA após a invasão do Iraque pelos norte-americanos em 2003. A ação militar americana culminou com a derrubada de Saddam Hussein do poder. O local também foi usado pelos Estados Unidos como base no combate contra o Estado Islâmico.

Alta do petróleo

Os preços do petróleo se elevaram após os ataques do Irã a bases norte-americanas no Iraque na noite da última terça-feira (7). No after market (fechamento do mercado) a commodity subiu 4,4% para US$ 65,46.

Confira: Ações da Saudi Aramco são pressionadas pelas tensões geopolíticas

O aumento da escalada de tensão entre os Estados Unidos e Irã tem feito o preço do petróleo atingir a máxima. Na última sexta-feira (3), depois do ataque aéreo dos norte-americanos que assassinou o segundo homem mais importante do Irã, general Qassem Soleimani, a commodity encerrou em alta de 3,6%, a US$ 68,60 por barril.

Petrobras suspende trânsito de navios

A Petrobras (PETR4) suspendeu o trânsito de navios no Estreito de Ormuz, de acordo com o operador petroleiro do estado saudita Bahri. O Estreito fica entre o golfo de Omã e o golfo Pérsico, com o Irã e os Emirados Árabes Unidos em cada costa. É um dos principais corredores de transporte de petróleo do mundo.

O operador petroleiro do estado saudita Bahri paralisou o trânsito de navios pelo local após o lançamento de mísseis a bases militares norte-americanas no Iraque pelo Irã.

Veja também: Petrobras aguarda propostas por mais três refinarias, diz Castello Branco

Um comunicado do operador a corretores, ao qual o jornal “Wall Street Journal” teve acesso diz que a recomendação seria de não atravessar o estreito até as 16 horas do horário local.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, terça-feira, o Ibovespa encerrou em queda de 0,18% a 116.661,94 pontos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião