Ibovespa fecha em alta com FGTS e economia da nova Previdência

O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira (18), terminando o dia com um ganho de 0,83%, em 104.716 pontos. O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) foi impulsionado pelas notícias sobre a liberação do FGTS.

Além disso, também ajudou na alta do Ibovespa a previsão de economia da reforma da Previdência, divulgada pelo secretário especial Rogerio Marinho. Assim como contribuiu a fala do presidente do FED de Nova York, John Williams.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

FGTS liberado na próxima semana

A liberação de saque de contas do FGTS será anunciada na próxima semana. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (18) pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Segundo Lorenzoni, junto com a liberação de saques de contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), será anunciada também a liberação do saque do PIS/Pasep. Os detalhes ainda estão sendo definidos pelas equipes técnicas do governo federal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Tomamos a decisão que na semana próxima vai ser feita a apresentação da medida provisória que trata da questão do fundo de garantia [FGTS] e também do PIS/Pasep. Os dois serão apresentados conjuntamente, provavelmente entre quarta e quinta, vai depender da agenda do presidente”, explicou Lorenzoni.

Segundo o ministro, serão tomadas todas as medidas necessárias para garantir que o setor da construção civil não seja afetado. O financiamento imobiliário vai ser mantido e, segundo Lorenzoni, não está previsto um contingenciamento de gastos.

Saiba mais: Saque de contas do FGTS será anunciado na próxima semana, diz Onyx 

Economia da reforma da previdência

De acordo com o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, a economia deverá ficar por volta de de R$ 933,5 bilhões em um período de dez anos. A declaração foi dada nesta quinta-feira (18).

Entretanto, Marinho não deu o número exato que a economia pode atingir. Sendo assim, foi questionado por repórteres. O secretário disse que espera por uma autorização de Paulo Guedes, ministro da Economia, para divulgar o resultado fiscal que a reforma da Previdência pode trazer a economia do País.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Banner-Noticias-Dkp_-1420x240-2.png

No texto feito pela equipe de economia do Governo, o valor previsto em dez anos com a reforma previdenciária era de R$ 1,1 trilhão, no período de uma década.

Veja também: Reforma tributária será apresentada ao Congresso neste mês, diz Cintra 

No dia 12 de julho, a Câmara dos Deputados concluiu a votação da reforma da Previdência analisando todos os destaques. O texto-base foi aprovado no plenário com 379 votos favoráveis a 131 votos contrários. O minimo de votos necessários para a aprovação da reforma era de 308.

Entretanto, o segundo turno de votação para aprovação do texto na Câmara acontecerá apenas no segundo semestre deste ano. Segundo Onyx Lorenzoni, ministro-chefe da Casa Civil, o segundo turno da votação da reforma da Previdência terá início no dia 6 de agosto às 16h.

Fed abre para redução de juros

O presidente do Federal Reserve (FED) de Nova York, John Williams, declarou nesta quinta que os bancos centrais devem se mover rapidamente caso percebam sinais de problemas na economia. Segundo o banqueiro norte-americano, as instituições financeiras centrais devem aproveitar esse momento de baixa na taxa de juros para poder atuar.

“É melhor adotar medidas preventivas do que esperar que um desastre se desenrole”, disse Williams.

A declaração de Williams teve um peso considerável, já que ele é considerado um dos membros do FED com a postura mais neutra. Por isso, aumentaram as expectativas que o banco central norte-americano cortará as taxas de juros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420-x-240-Desktop.png

A próxima reunião do FED está prevista para os dias 30 e 31 de julho. O ritmo do corte poderia ser ainda maior do que os 0,25 pontos percentuais aguardados pelo mercado.

Última cotação

Na última quarta-feira (17), o Ibovespa registrou uma alta de 0,08% somando 103.855 pontos.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião