Ibovespa fecha semana com alta de 1%;dólar fecha em queda

O índice do Ibovespa fechou em alta de 0,99%, em dia volátil com máxima de 1,36%. Mesmo com o índice valorizado na sexta-feira, o acumulado da semana foi negativo, -1,29%. O dólar comercial não conseguiu o mesmo desempenho de ontem e terminou o pregão em queda de 0,69%, cotado a R$ 3,16667.

A corrida eleitoral continua sendo a grande preocupação dentro do mercado nacional. A pesquisa XP Investimentos/Ipespe anunciada hoje mostrou novamente Jair Bolsonaro (PSL) na liderança, saltando de 23% para 26% das intenções de votos, 14 pontos percentuais na frente do segundo colocado, Ciro Gomes PDT, com 2 pontos de margem de erro para cima e para baixo.

Fernando Haddad (PT) foi outro nome que aumentou as intenções de voto, chegando a 10%. Na semana passada o petista tinha 2 pontos percentuais a menos e na retrasada, 4.

A pesquisa também perguntou em quais candidatos os entrevistados não votariam de maneira alguma, ou seja, a rejeição. Jair Bolsonaro teve um avanço neste quesito, saltando 5 pontos percentuais, de 62% para 57%, o mesmo patamar do começo do mês de agosto. A frente do candidato do PSL estão Marina Silva (Rede), com 64% e Geraldo Alckmin (PSDB) com 60%.

A pesquisa entrevistou 2.000 pessoas em todas as regiões do país.

No mercado externo, o dia foi de estabilidade, após a Bloomberg anunciar que Donald Trump instruiu os seus assessores a seguirem em frente com a imposição de tarifas a US$ 200 bilhões em bens da China. A notícia caiu como um balde de água fria para os investidores que estavam a espera de uma melhora nas relações comerciais sino-americanas após Washington convidar Pequim para uma nova rodada de negociações.

AÇÕES EM DESTAQUE

As ações com maiores valorizações nos papeis hoje foram a Bradespar (BRAP4), 4,60%, Raiadrogasilon (RADL3), 4,07% e Hypera On (Hype3) com 3,93%.
Já as maiores desvalorizações do dia são a Eletrobras ON (ELET3)-3,48%, Eletrobras PNB (ELET6)-2,94%, e B2W Digital One (BTOW3), -1,96%.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião