Ibovespa inicia em alta atento à Argentina, Petrobras e JBS

O Ibovespa opera em alta nesta sexta-feira (16), refletindo movimentações na Argentina, Petrobras e JBS.

Por volta das 10h25, o Ibovespa registrava alta de 0,79% alcançando 99.840,55 pontos. O mercado está atento ao desdobramento do resultado das prévias das eleições na Argentina.

Além disso, segue no radar dos investidores as ofertas pela Liquigás à Petrobras e a pretensão da JBS em adentrar o mercado de ações norte-americano.

Argentina

A Argentina continua em evidência no mercado internacional. O presidente Mauricio Macri anunciou, na noite da última quinta-feira (15), que irá extinguir o Imposto sobre valor agregado (IVA) de produtos como:

  • pães;
  • arroz leite;
  • mate;
  • azeite.

Saiba mais: Macri anuncia corte de impostos sobre produtos básicos

“Minha única prioridade é cuidar dos argentinos e lhes trazer alívio”, disse o presidente. Na última quarta-feira (16), o mandatário já havia anunciado medidas que beneficiariam as pequenas e médias empresas e a população.

Propostas à Petrobras

O Itaúsa e o fundo Mubadala são prováveis interessados que devem fazer a oferta à Petrobras (PETR3; PETR4) pela Liquigás. Os dois grupos devem apresentar nesta sexta-feira (16) propostas para adquirirem a subsidiária da estatal.

Veja também: Petrobras deverá receber ofertas da Itaúsa e Mudabala pela Liquigás

O modelo de venda da Liquigás se assemelha com a Trasportadora Associada de Gás (TAG). São três fases, propostas não vinculantes, vinculantes e contra-propostas. Dessa forma, o interessado faz uma proposta e essa é repassada aos demais interessados para cobrirem a oferta.

Além disso, o CEO da Petrobras, Roberto Castello Branco, também comentou sobre a produção de gás natural da empresa estatal. Disse acreditar em uma “redução significativa” da tarifa de transporte. Isso impacta diretamente nos preços do gás natural do País.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

JBS retoma planejamento

A JBS (JBSS3) retoma os planos de adentrar no mercado dos Estados Unidos. Em 2017, após as delações dos irmãos Joesley e Wesley Batista nos processos da Lava Jato, os planos foram adiados.

“Estou muito otimista com o futuro da empresa: o ciclo da indústria é positivo e a JBS está em seu melhor momento na história”, afirma o presidente da empresa, Gilberto Tomazoni. “Uma listagem nos EUA criará um veículo forte para impulsionar o crescimento.”

Apresentando o lucro líquido de R$ 2,2 bilhões no segundo trimestre deste ano, a JBS reverteu o prejuízo do mesmo período do ano passado. As ações da processadora de carnes apresentaram alta de +4,6% na última quinta-feira (15) após o anúncio do resultado trimestral.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, quinta-feira (15), o Ibovespa encerrou em queda de -1,2%, chegando a 99.056,91 pontos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião