Ibovespa fecha em alta de 2% e ultrapassa a marca de 100 mil pontos

O Ibovespa fechou esta quarta-feira (21) em alta impulsionado pela divulgação da lista do governo federal sobre as 17 empresas estatais que serão privatizadas.

O Ibovespa encerrou o dia em alta de 2% a 101.201,898 pontos. Também contribuíram para o resultado do principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3): a possível privatização da Petrobras até o fim da gestão Bolsonaro e o novo pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, relacionado ao corte de juros do Fed.

17 estatais serão privatizadas pelo governo federal

O governo federal anunciará nesta quarta-feira (21) uma lista com 17 estatais que serão privatizadas. A divulgação ocorrerá às 17h, no entanto, o jornal “O Globo” divulgou uma lista com as possíveis companhias.

A lista publicada pelo veículo inclui os Correios, cuja desestatização já foi confirmada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. As privatizações das companhias estatais faz parte do plano de governo do presidente Jair Bolsonaro.

Confira a lista completa das 17 estatais que serão privatizadas pelo governo federal

“Nós vamos acelerar as privatizações. E nós achamos que vamos surpreender. Tem gente grande aí que acha que não vai ser privatizado, mas vai entrar na faca”, afirmou Guedes na última terça-feira (20).

Ações da Petrobras disparam após notícia sobre possível privatização

A Petrobras (PETR3;PETR4) deve ser privatizada pelo governo de Jair Bolsonaro até 2022, segundo o jornal “Valor Econômico” publicado nesta quarta-feira (21).

Saiba mais: Possível privatização da Petrobras faz ações alavancarem rapidamente

Segundo o “Valor”, fontes do jornal afirmam que a Petrobras, caso não esteja presente na lista de 17 empresas que serão desestatizadas, deve ser privatizada até o final da gestão Bolsonaro, em 2022.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou durante evento em São Paulo na última terça-feira (20), que o governo deverá anunciar um grupo de empresas estatais que serão privatizadas.

Segundo o ministro:” “tem gente grande aí que acha que não será privatizada e vai entrar na faca e ano que vem tem mais”.

Após a notícia referente à possível privatização, as ações preferenciais da Petrobras (PETR4) subiram cerca de 5.95% até às 17:55, cotada em R$ 25,45. Já as ações ordinárias (PETR3) elevaram em 5,32% até às 17:56, sendo negociadas a R$ 27,90.

Trump volta a pedir corte de juros ao Fed

O presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a fazer duras críticas ao Banco Central dos Estados Unidos (Fed, sigla em inglês) e ao presidente do banco, Jerome Powell, nesta quarta-feira (21).

Saiba mais: Trump pede corte de juros ao Fed e critica Jerome Powell

Durante a semana, Trump tem criticado as políticas monetárias do Fed, pois segundo o mandatário, tem dificultado o crescimento econômico dos EUA. Além disso, de acordo com o presidente, Powell tem impossibilitado o desenvolvimento econômico devido a sua posição democrata que é opositória ao governo Republicano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Em seu Twitter, o presidente americano afirmou que os acordos comerciais tem obtidos bons resultados e o que o único problema que o governo enfrenta é o Fed.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, na terça-feira (20), o Ibovespa encerrou em queda de -0,25% com 99.222,25 pontos.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião