Ibovespa se afasta de mal humor externo e fecha com alta de 1,95%

Apesar do dia volátil, principalmente por causa do mal humor externo com a temporada de balanços trimestrais, o Ibovespa fechou com alta de 1,95% aos 85.719 pontos, focando principalmente nas pesquisas eleitorais, que mostraram Jair Bolsonaro (PSL) na frente de Fernando Haddad (PT) às vésperas do segundo turno.

O dólar, por sua vez, fechou com queda de 1,32% cotado a R$ 3,65 na venda. No acumulado, a moeda norte-americana desvalorizou 1,78% frente ao dólar na semana.

Pesquisas para o segundo turno

Ontem, o Datafolha mostrou Fernando Haddad diminuindo a vantagem em relação ao seu adversário Jair Bolsonaro na corrida à presidência. O capitão reformado apareceu com 56% das intenções de voto, três pontos percentuais a menos do que na última pesquisa. Fernando Haddad, por sua vez, tem 44%, três pontos percentuais a mais do que na última pesquisa.

Em compensação, a pesquisa XP, hoje, mostrou Jair Bolsonaro (PSL) mantendo os mesmos 58% de votos válidos apresentados no levantamento anterior, enquanto Fernando Haddad apareceu com 42%.

Mercado externo

As bolsas em todo mundo fecharam no vermelho hoje, graças aos resultados trimestrais decepcionantes. A Amazon e a Alphabet, dona da Google, por exemplo mostraram resultados positivos, em contrapartida, afirmam que os lucros líquidos devem diminuir no quarto trimestre. Deste modo, as bolsas em Wall Street caíram mais de 1%.

Outro fator que afastou os acionistas da renda fixa foi a divulgação do PIB norte-americano. A economia norte-americana cresceu 3,5%, em taxa anualizada, na primeira leitura do terceiro trimestre. O resultado foi principalmente aumentado pelos gastos do consumidor, que chegaram a 4% do PIB, o melhor número dos últimos quatro anos.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião