Ibovespa abre estável monitorando tensão entre China e EUA

O Ibovespa abre estável, entre perdas e ganhos, nesta quarta-feira (22) monitorando a escalada de tensões entre as duas potências econômicas.

Por volta das 10h20, o Ibovespa operava em leve queda de 0,03%, a 104.276,12 pontos. O mercado internacional acompanha o desdobramento da tensão geopolítica entre a China e EUA, após o país norte-americano determinar o fechamento do consulado chinês em Houston, Texas.

Além disso, no cenário nacional, os investidores estão atento as movimentações do Congresso com aprovação da PEC do Fundeb e a proposta da reforma tributária do ministro da Economia.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

EUA X China

Os EUA determinaram o fechamento do consulado da China em Houston, no Texas, nesta quarta-feira. O Departamento de Estado do país afirmou que a medida tem o objetivo de proteger a “propriedade intelectual e as informações privadas dos americanos”.

A medida aconteceu após o departamento, na última terça-feira (21), denunciar dois hackers chineses suspeitos de roubar informações sobre projetos de vacinas para o ministério da Segurança de Estado da China. Eles foram acusados de violar a propriedade intelectual nos EUA.

Na determinação, o departamento não mencionou diretamente o caso, mas salientou que os diplomatas devem “respeitar as leis e os regulamentos do Estado receptor” e “têm o dever de não interferir nos assuntos internos”.

“Os EUA não tolerarão violações da República Popular da China da nossa soberania e intimidação do nosso povo, assim como não toleramos as práticas comerciais desleais, o roubo de empregos americanos e outros comportamentos”, disse o porta-voz do departamento, Morgan Ortagus. As autoridades norte-americanas deram 72 horas a Pequim para fechar o consulado.

Saiba Mais: EUA determinam fechamento de consulado da China em Houston

Como retaliação, segundo a agência de notícias “Reuters”, as autoridades chinesas podem ordenar o fechamento da representação diplomática norte-americana em Wuhan.

Fundeb

A Câmara dos Deputados aprovaram na última terça-feira (21) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que renova o Fundeb, fundo que financia a educação básica, e amplia gradualmente a participação da União, até o percentual de 23% a partir de 2026.

Os deputados votaram o texto-base em primeiro turno, em seguida, os detaques. Na sequência, passaram á votação do texto-base em segundo turno e depois aos destaques. Com a conclusão da votação, a PEC segue ao Senado. O governo de Jair Bolsonaro conseguiu alterar pontos do texto, como o ritmo da verba e a destinação dos recursos.

Reforma tributaria

O ministro da Economia, Paulo Guedes, entregou na terça-feira (21) a primeira parte da reforma tributária ao Congresso Nacional. A proposta do governo federal, estudada pela área econômica, foi entregue ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Saiba mais: Guedes entrega ao Congresso a primeira parte da reforma tributária

O ministério indicou que a primeira parte da reforma tributária inclui somente a proposta de unificação de PIS e Cofins, que formam os dois impostos federais sobre o consumo de bens e serviços. Dessa forma,  outros temas, como a inclusão de tributos estaduais nesse imposto único, mudanças no Imposto de Renda e alteração da carga tributária, devem ser incluídos na segunda parte da proposta.

As propostas para a reforma tributária no Brasil já vêm sido analisadas há muito tempo no Senado e na Câmara, em textos assinados por parlamentares. No entanto, os trabalhos foram interrompidos e as discussões foram suspensas devido a pandemia do coronavírus (covid-19). A análise só foi retomada na última semana, após decisão de Rodrigo Maia.

Maiores altas e baixas

Última cotação do Ibovespa

No último pregão, terça-feira, o Ibovespa encerrou em queda de 0,11%, a 104.309 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião