Ibovespa abre estável com o avanço do coronavírus no radar

O Ibovespa abre estável nesta terça-feira (14) com o avanço do coronavírus e a prévia do PIB do Brasil no radar.

Por volta das 10h20, o Ibovespa variava levemente em alta de 0,08%, retomando aos 98.776,70 pontos. O mercado acionário internacional acompanha a fala do diretor da OMS da possibilidade da pandemia se agravar.

Além disso, segue no radar dos investidores a prévia do crescimento econômico brasileiro que apresentou avanço em maio, frente ao mês de abril.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Coronavírus no mundo

Os investidores de todo o mundo estão atento ao avanço da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou na última segunda-feira (13) que alguns países não têm aplicado as recomendações básicas de saúde para conter a disseminação do vírus, nesse caso, o quadro geral da pandemia vai piorar.

“Deixe-me ser direto: muitos países estão na direção errada. O vírus permanece como inimigo público número 1, mas a ação de muitas pessoas e governos não reflete isso. Se as medidas básicas não forem seguidas, a única direção que essa pandemia pode seguir é piorar, piorar e piorar”, disse o diretor.

Ghebreyesus afirmou que 230 mil novos casos de covid-19 foram reportados à OMS, sendo que 50% desses correspondiam apenas aos Estados Unidos e Brasil.

“Não temos atalhos nessa pandemia. Todos nós esperamos uma vacina, mas precisamos usar as ferramentas que temos”, disse o diretor,

Prévia do PIB do Brasil

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), avançou 1,3% em maio frente ao mês de abril. A informação foi divulgada pela instituição nesta terça.

Saiba Mais: IBC-Br avança 1,3% em maio frente ao mês de abril

No mês anterior, houve uma queda no IBC-Br de 8,2%, sendo a maior da série histórica iniciada em 2003. Abril foi o primeiro mês “cheio” em relação a chegada da pandemia de coronavírus. Maio, entretanto, já demonstrou uma melhora em alguns setores da economia. O comércio varejista teve uma avanço de 13,9% e a indústria teve alta de 7% em maio.

Por outro lado, em comparação a maio de 2019, a queda no indicador foi de 14,2%. O IBC-Br demonstrou dados abaixo das estimativas calculadas pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). O Ibre calculou um avanço de 1,9% em relação ao mês anterior e queda de 14,1% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Maiores altas e baixas

Última cotação

Na última sessão, segunda-feira, o Ibovespa, encerrou o pregão em queda de 1,2%, a 98.883,40 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião