Ibovespa abre estável a 102 mil pontos, com cenário externo e interno

Apesar da divulgação da criação de empregos dos Estados Unidos, que foi muito abaixo do que era esperado pelo mercado, o dólar reverteu a alta e o Ibovespa abriu estável nesta quarta-feira (2).

Por volta das 10h15, o Ibovespa iniciou hoje em leve alta de 0,02%, totalizando 102.190,07 pontos. Os especialistas esperavam 1 milhão de criação de empregos no setor privado da principal economia do mundo, no entanto, os EUA criaram 428 mil vagas em agosto. Os investidores acompanham os dados econômicos norte-americanos para a confirmarem a retomada econômica mundial.

Além da criação de empregos, o Banco Central dos Estados Unidos, Federal Reserve (Fed), deve divulgar nesta quarta, às 15 horas, o Livro Bege, um dos indicadores mais importante indicadores da economia norte-americana. Esse documento é um elemento essencial para a tomada de decisões do Fed. O Livro contém informações qualitativas sobre a situação da economia.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Já no cenário nacional, está a promessa do Presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a entrega da reforma administrativa na próxima quinta-feira (3). Apesar da promessa ter auxiliado a véspera do pregão encerrar em alta de 2,82%, na última terça-feira (1), hoje ela não foi capaz de impulsionar tanto o índice devido as perdas geradas pelos dados da economia norte-americana. No entanto, o desdobramento da reforma permanece no radar dos investidores.  O ministro da Economia, Paulo Guedes, salientou que essa proposta é importante pois muda a trajetória de gastos futuros do governo.

Além disso, o mercado nacional está atento ao marco legal do gás natural, que prevê investimentos de R$ 60 bilhões em cinco anos, e a geração de quatro milhões de empregos, aprovado na terça pela Câmara dos Deputados por 351 votos a 101. Há uma expectativa de que o preço do gás no Brasil possa ser reduzido. A matéria foi enviada ao Senado Federal.

No cenário corporativo empresas como  IRB Brasil Resseguros (IRBR3), Neoenergia (NEOE3) e  Vale (VALE3) atraem as atenções. A resseguradora comunicou que o conselho de administração deliberou acerca da eleição dos diretores estatuários.

Já a empresa de energia adquiriu R$ 3,4 bilhões em um financiamento feito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para expandir sua rede de distribuição. Por sua vez, a mineradora informou que deu início nesta quarta ao protocolo de emergência em Nível 1 dos diques Paracatu e Patrimônio. O protocolo não requer a evacuação da população.

Maiores altas e baixas do Ibovespa

Última cotação

No último pregão, terça-feira (1), o Ibovepa encerrou em alta de 2,82%, totalizando 102.167,65 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião