Mercado

Ibovespa abre em queda nesta quarta-feira

0

O Ibovespa apresentava queda na primeira hora de abertura desta quarta-feira (26). Às 10h30, a queda era de 0,89% a 84.934,12 pontos.

Entre os destaques de alta, Gol subia acima de 1% e a Embraer subia 0,5%.

O Ibovespa de registrou uma alta de 0,05  na última sexta-feira (21), totalizando 85.697,15 pontos.

Saiba mais: Dólar abre esta quarta-feira em alta

Cenário Interno

  • Boletim Focus: Em relatório divulgado na última segunda (24), os economistas do mercado financeiro diminuíram a inflação e as expectativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019. Segundo o boletim, a inflação para o próximo ano deverá ser de 4,03% ante os 4,07% previstos anteriormente. A meta da inflação para o ano que vem é de 4,25%. Já o PIB teve seu crescimento reduzido de 2,55% para 2,53%.
  • Taxa de desemprego: Na próxima sexta (28) será divulgada a taxa de desemprego. A expectativa é de que a taxa caia para 11,5%. Atualmente, está em 11,7%.

Cenário Externo

  • Shutdown: o governo americano segue parcialmente paralisado. Sábado (22) era o último dia para o presidente Donald Trump assinar a liberação de verba extra para a manutenção do governo. O financiamento para um quarto dos programas federais, incluindo o Departamento de Segurança Nacional, expirou à meia-noite da última sexta-feira (21). O presidente norte-americano pressiona o Congresso para liberação de verbas para a construção do muro na fronteira com o México.
  • FED: Donald Trump cogita uma possível demissão de Jerome Powell, presidente do Banco Central americano (Fed). Trump estaria insatisfeito com a decisão de Powell de aumentar a taxa de juros.

Saiba mais: Fed aumenta pela quarta vez neste ano a taxa básica de juros

O dólar abriu em alta na Bolsa de Valores (BM&F Bovespa) nesta quarta-feira (26). Às 9h29, a moeda subia 0,359% a R$ 3,9105.

Compartilhe a sua opinião

Renan Dantas
Escreve sobre política e mercado financeiro para o portal Suno Notícias. Antes, atuou na assessoria de comunicação do Ministério Público do Trabalho e na Rádio Mackenzie, onde apresentava e produzia um programa sobre artistas da música brasileira. É estudante na Universidade Presbiteriana Mackenzie.