Ibovespa abre em queda de 1,6%, após 7 altas consecutivas

Após encerrar em alta na véspera, pela sétima vez consecutiva, o Ibovespa abriu em queda nesta terça-feira (9).

Por volta das 11h, o Ibovespa variava negativamente a 1,63%, a 96.205,76 pontos. O mercado acompanha os índices internacionais que também apresentam queda em seus indicadores.

Além disso, segue no radar dos investidores a previsão de tombo de 8% do PIB do Brasil pelo Banco Mundial. E, a prévia do IGP-M.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

Mercado internacional

O mercado internacional opera em campo distinto nesta terça-feira (9). Os índices futuros de Nova York apresentam queda assim como as bolsas da Europa, e o mercado asiático encerra sem direção única.

Após o fechamento na véspera em alta, os índices norte-americanos apresentam desvalorização em seus indicadores. Por volta das 7h35, o futuro Dow Jones tinha queda de 1,09% e o S&P 500 futuro caía a 0,95%. Por sua vez, a Nasdaq, que bateu recorde de fechamento na véspera com alta de 1,13%, operava a -0,50%.

Na Europa, os índices das bolsas operam em queda. O Reino Unido caía a 1,76%. A Alemanha apresenta uma desvalorização de 2,14% e a França caía a 2,06%. A Itália registrava queda de 2,82%.

Por sua vez, o mercado asiático encerrou sem direção. O principal índice da China, CSI 300, fechou estável a 0,00%. No Japão a bolsa desvalorizou 0,38% e Hong Kong encerrou o pregão com 1,13%.

PIB do Brasil

O Banco Mundial anunciou, por meio de um relatório, que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil pode ter um tombo de 8% neste ano. Isso deve acontecer, segundo eles, por conta de fatores como: queda do investimento e preços das commodities e, principalmente, fechamento de comércios e fábricas devido as medidas de proteção contra o coronavírus (Covid-19).

Em seu relatório de “Perspectivas Econômicas Globais”, o Banco Mundial informou que a economia global deve recuar 5,2% em 2020, porém terá uma recuperação no ano que vem, de 4,2%. Já para o Brasil, o banco prevê um crescimento mais lento, de 2,2% em 2021.

“Uma esperada recuperação para um crescimento de 2,2% em 2021 é baseada na suposição de uma redução constante dos fatores que pesaram sobre a atividade em 2020, assim como uma retomada da agenda de reforma tributária e de ambiente de negócios que foi colocada em espera de forma a dar prioridade à resposta ao Covid-19″, comunicou o Banco Mundial.

Prévia do IGP-M

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 1,36% na primeira prévia de junho, após ter caído 0,32% na primeira leitura de maio. A informação foi divulgada nesta terça-feira (9) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O IGP-M é usado para reajuste de contratos de aluguel. O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 a 31 de maio.

Covid-19 no Brasil

De acordo com o levantamento do site de notícias G1, que contabiliza com os dados da secretarias estaduais de saúde, foram registradas 37.312 mortes provocadas pelo novo coronavírus (covid-19) na última segunda-feira (8).

Veja Também: Coronavírus: Brasil vai testar vacina desenvolvida por Oxford

Nas últimas 24 horas, foram 849 registros, desse modo, o país fica atrás apenas do Reino Unido e dos Estados Unidos. São 710.887 casos confirmados.

O Brasil é 3° país do mundo com mais mortes, conforme apontado pela universidade americana Johns Hopkins. Ultrapassando a Itália que se encontra em 4° que já foi o epicentro da doença.

Maiores altas e baixas do Ibovespa

Última cotação

Na última sessão, segunda-feira, o Ibovespa encerrou em alta de 3,18%, a 97.644,672 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião