Ibovespa abre em queda de 1,5% com tensão geopolítica

O Ibovespa iniciou a sexta-feira (22) em queda com o cenário externo e interno no radar.

Por volta das 11h, o Ibovespa opera em queda de 1,57%, a 81.724,69 pontos. O mercado está atento a escalada de tensão entre as duas maiores economias do mundo.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais.

Além disso, segue no radar do investidor a reabertura do comércio brasileiro que segundo o mandatário está em iminência e os pedidos de seguro-desemprego que aumentaram significativamente em maio.

EUA e China

A China vai impor uma nova legislação nacional de segurança sobre Hong Kong por causa dos protestos pró-democracia no ano passado. A medida é considerada uma afronta aos Estados Unidos, que decidiu responder a iniciativa do país asiático.

“Qualquer tentativa de impor uma lei de segurança nacional que não reflita a vontade dos cidadãos de Hong Kong seria muito desestabilizadora e seria fortemente condenada pelos EUA e pela comunidade internacional”, disse a porta-voz da diplomacia norte-americana, Morgan Ortagaus.

“Exortamos Pequim a cumprir seus compromissos e obrigações na declaração conjunta sino-britânica, inclusive a promessa de que Hong Kong ‘gozará de alto grau de autonomia’ e que as pessoas de Hong Kong gozarão de direitos humanos e liberdades fundamentais”, completou a diplomata.

Reabertura de comércio do Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou na última quinta-feira (21) que o Brasil está na iminência da reabertura do comércio para voltar a estimular atividade econômica.

Bolsonaro declarou, em conversa com apoiadores na entrada do Palácio da Alvorada, que havia falado com o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mais cedo. O chefe do Executivo pontuou que os estados e municípios estão caminhando para a reabertura econômica.

“A gente está na iminência de abrir, com responsabilidade, é lógico, o comércio, para que a miséria não se faça valer no Brasil, porque uma pessoa desempregada não tem saúde”, comunicou o presidente.

Pedidos de seguro-desemprego aumentam 76,2% em maio

A Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia informou nessa quinta-feira (21) que na primeira quinzena de maio, o número de pedidos de seguro-desemprego chegou a 504.313, enquanto no mesmo período do ano passado atingiu 286.272, ou seja, houve um aumento de 76,2%. Esse aumento ocorre em meio a crise econômica causada pela pandemia de coronavírus (Covid-19).

Na primeira quinzena de abril o número de pedidos do auxílio-desemprego ficou em 480.848, o que significa que foi 4,8% menor do que nos primeiros quinze dias nesse mês.

Maiores altas e baixas

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, quinta-feira, o Ibovespa fechou em alta de 2,1%, a 83.027,09 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião