Ibovespa abre em queda de 1,45% com coronavírus no radar

O Ibovespa abre com forte queda nesta sexta-feira (31) em razão a declaração da OMS que coronavírus é uma emergência internacional de saúde.

Por volta das 10h20, o Ibovespa registrava queda 1,45% alcançando 113.857,73 pontos. O mercado está repercutindo negativamente a classificação de alto risco do vírus da China.

Além disso, outros assuntos que movimentam o mercado: taxa de desemprego cai para 11,9% em 2019 e a reforma tributária deve ser aprovada até junho.

Coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na última quinta-feira (30) o coronavírus como emergência internacional de saúde. A informação foi divulgada durante uma coletiva de imprensa em Genebra, na Suíça, na sede da entidade internacional.

Veja Também: Agenda do Dia: Oi; Magazine Luiza; Eletrobras; CCR; Santander; JBS e BRF

Durante a coletiva, a OMS também informou o nome oficial da epidemia de coronavírus: “Doença Respiratória de 2019-nCoV”. Atualmente há 7.818 casos confirmados de infecção, dos quais 7.736 na China (99% do total), onde foram contabilizadas 170 mortes por causa da doença.

Taxa de desemprego

A Taxa de Desemprego no trimestre de outubro a dezembro de 2019 encerrou em 11%. Trata-se de uma queda de 0,8 ponto percentual (p.p) em relação ao terceiro trimestre do ano passado, que estava em 11,6%. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/11/8efa71d9-relatorio-embraer-1.png

Na comparação com o mesmo período do ano de 2018, a taxa do desemprego teve uma queda de 0,6 p.p. Por sua vez, a taxa média anual teve recuou de 12,3 p.p no ano retrasado para 11,9% em 2019.

Reforma tributária

O relator da proposta da reforma tributária, Aguinaldo Ribeiro (PP), disse que o Congresso deve aprovar o texto até junho deste ano. O objetivo é que o documento, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, seja analisado antes do recesso parlamentar.

Ribeiro informou que será feita uma reunião neste final de semana com os presidentes Rodrigo Maia (Câmara) e Davi Alcolumbre (Senado) para definir prazos e a composição da comissão mista para que a reforma tributária seja de comum acordo.

“O importante é que a gente tenha um esforço concentrado e conjunto e que se vote até junho nas duas Casa”, disse o relator.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, quinta-feira, o Ibovespa encerrou em alta de 0,12%, a 115.459,35 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião