Ibovespa abre em queda com greve dos petroleiros e privatizações no radar

O Ibovespa opera em queda nesta terça-feira (18) com os assuntos internos no radar.

Por volta das 10h20, o Ibovespa variava negativamente a 0,91%, a 114.264,48 pontos. O mercado está acompanhando o desdobramento da greve dos trabalhadores da Petrobras após a Justiça decretar ilegal a paralisação.

Além disso, segue no radar dos investidores: governo avalia o método mais eficaz para as privatizações, presidente Bolsonaro afirma que texto da reforma administrativa será apresentado nesta semana, IGP-M do segundo decêndio não apresenta variação.

Greve dos petroleiros

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra Martins, declarou, na última segunda-feira (17), como “abusividade e ilegalidade” a greve dos trabalhadores da Petrobras (PETR3; PETR4).

Saiba Mais: TST declara ilegalidade em greve dos trabalhadores da Petrobras (PETR4)

A paralisação teve início no dia primeiro de fevereiro e não havia data estipulada para o seu fim. Os petroleiros protestam contra demissões em massa na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen) e o descumprimento da Petrobras no acordo coletivo de trabalho (ACT).

Ao todo, são 21 mil trabalhadores e 121 unidades que aderiram a greve liderada por sindicatos.

Privatizações

O governo avalia efetivar as privatizações das estatais pelo sistema conhecido como fast track (via rápida).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A tendência, segundo técnicos do Ministério da Economia, é que esse sistema seja oficializado por meio de um decreto. Desse modo, a decisão sobre a venda não precisaria da análise dos parlamentares.

No entanto, as exceções são Petrobras, Eletrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste, cuja a privatização é vedada pela legislação atual do Programa Nacional de Desestatização (PND).

Reforma administrativa

O presidente da República, Jair Bolsonaro, informou na última segunda-feira (17), que o texto da reforma administrativa está pronto para ser encaminhado ao Congresso.

Algumas mudanças que o texto propõe:

  • diminuir o número de cargos e de servidores públicos
  • permitir contratações temporárias
  • acabar com promoções automáticas por tempo de serviço
  • acabar com a estabilidade (apenas restrita a algumas carreiras como Policial Federal, Forças Armadas e Receita Federal).

“Espero que esta semana nasça essa criança (o texto) aí que está demorando muito para nascer. Está parecendo filhote de elefante, dois anos de gestação de elefante”, afirmou o presidente.

IGP-M segundo decêndio

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), medido pela fundação Getulio Vargas (FGV), que reajusta os contratos de aluguel, não registrou variação no segundo período de 10 dias de fevereiro.

A tomada de preços foi feita entre 21 de janeiro e 10 de fevereiro e comparada com o dia 21 de dezembro e 20 de janeiro. No período anterior, a taxa havia subido 0,57%.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, segunda-feira, o Ibovespa encerrou o pregão em alta de 0,81%, a 115.309,08 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião