Ibovespa abre em alta de 1,2% com assuntos internacionais no radar

O Ibovespa abre em alta nesta quarta-feira (27) com assuntos internos e externos no radar.

Por volta das 10h50, o Ibovespa variava positivamente a 1,2%, retomando aos 86.496,98 pontos. O mercado acionário está atento a avalição da comissão europeia de mais um pacote para estímulos da economia.

Veja também: Garanta acesso ao Suno One, a central de informações para quem quer aprender a investir. Acesse gratuitamente clicando aqui.

Além disso segue no radar do investidor o aumento de casos de coronavírus no Brasil e a escalada de tensão entre China e Estados Unidos.

Comissão Europeia

A Comissão Europeia têm avaliado mais um pacote de ajuda ao continente para fazer frente ao coronavírus. De acordo com Paolo Gentiloni, comissário europeu, em sua conta pessoal no Twitter, o braço executivo da União Europeia (UE) irá propor um plano de estímulos fiscais de até 750 bilhões de euros (cerca de R$ 4,36 trilhões), um esforço jamais visto para combater os impactos econômicos da doença.

A França, uma das maiores economias do continente, anunciou que as medidas promovidas pelo governo para o combate da crise para impulsionar a economia custaram 450 bilhões de euros (cerca de R$ 2,6 trilhões).

O valor é equivalente a 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo afirmou o ministro das Finanças, Bruno Le Maire, na última segunda-feira (25).

Covid-19 no Brasil

De acordo com o levantamento do site de notícias G1, que contabiliza com os dados da secretarias estaduais de saúde, foram registradas 24.600 mortes provocadas pela covid-19 e 394.507 casos confirmados nesta quarta-feira.

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, divulgado na última terça, são 24.512 mortos e 391.222 casos.

Desse modo, o Brasil se tornou o 2° país do mundo com mais casos, conforme apontado pela universidade americana Johns Hopkins.

EUA x China

Os Estados Unidos estudam aplicar sanções à China por causa da nova lei de segurança em Hong Kong.

De acordo com a agência de notícias “Bloomberg”, o Departamento de Tesouro avalia impor controle sobre transações e congelar ativos de representantes do governo chinês e de empresas.

Outras medidas que estão sendo consideradas são a restrição de emissões de visto para membro do Partido Comunista Chinês.

“Estamos fazendo algo agora. É algo sobre o qual vocês vão ouvir na próxima semana”, disse o presidente Trump quando questionado sobre a possibilidade de aplicar sanções.

Maiores altas e baixas do Ibovespa

Última cotação

Na última sessão, terça-feira, o Ibovespa encerrou em queda de 0,23%, a 85.468,91 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião