Ibovespa abre em alta de 0,5% à espera da decisão do Copom

O Ibovespa abre em leve alta nesta quarta-feira (17) à espera da decisão do Copom sobre a taxa Selic.

Por voltas 10h30, o Ibovespa operava a 0,51%, alcançando os 94.005,73 pontos. O mercado acionário nacional está atento a possibilidade de corte da taxa básica de juros.

Além disso, segue no radar do investidor a taxa de desemprego que apresentou aumento em maio, e as vendas no varejo que recuaram em abril.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

Copom

O mercado acionário nacional está atento a possibilidade de corte da taxa básica pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A decisão será anunciada nesta quarta.

Atualmente, a taxa básica de juros (Selic) se encontra em seu menor patamar histórico, em 3% ao ano, depois de uma redução de 0,75 ponto percentual na reunião do Copom de 6 de maio. Este foi o sétimo corte consecutivo da taxa, que estava em 6,50%, até setembro de 2019.

O mercado estima um corte 0,75 p.p. na Selic. Caso seja confirmada a especulação, a taxa básica cairá para 2,25% a.a. Os dados econômicos como vendas no varejo e volume de serviços devem contar para a decisão do comitê.

Taxa de desemprego aumenta em maio

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na última terça-feira (16), que a taxa de desemprego no país passou de 10,5%, na primeira semana de maio, para 11,4% no fim do mês.

De acordo com uma pesquisa inédita realizada pelo IBGE, o número de trabalhadores enfrentando o desemprego no País cresceu 10,8% em maio. Isso leva o dado a um total de 10,875 milhões, trazendo um aumento de 1,05 milhão em um mês.

Segundo as informações do Instituto, o aumento do desemprego foi ocasionado pela volta da busca por trabalho durante o último mês, não por demissões. O número de trabalhadores ocupados registrou um aumento de 0,6% no mesmo período, indicando que 84,431 milhões de pessoas estavam empregadas no país no final de maio.

Vendas no varejo recuam em abril

O comércio varejista registrou um recuo no volume de vendas em abril ante o mês anterior. A queda nas vendas foi de 16,8% em relação a março. Esta queda nas vendas no varejo foi a mais acentuada para o mês da série histórica iniciada em janeiro de 2001.

Saiba Mais: Vendas no varejo recuam 16,8% em abril, aponta IBGE

Vale destacar que abril foi o primeiro mês completo com as restrições impostas pelos governos estaduais e municipais para conter o avanço da pandemia de coronavírus (Covid-19).

Todas as oito atividades pesquisadas pelo IBGE registraram queda no período, na comparação com o mês anterior.

Maiores altas e baixas

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, terça-feira (16), o Ibovespa encerrou em alta de 1,25%, a 93.531,17 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião