Ibovespa abre em alta com coronavírus e reforma tributária no radar

O Ibovespa inicia em alta nesta quarta-feira (29) com coronavírus, reforma tributária e reunião do banco central dos Estados Unidos no radar.

Por volta das 10h20, o Ibovespa variava positivamente a 0,55% alcançando 117.116,87 pontos. Os efeitos do coronavírus chegou para as empresas brasileiras que dependem de exportações e importações da China. Há um certo receio do quanto o vírus pode impactar na lucratividade dessas companhias.

Além disso, os assuntos que movimentam o mercado desta quarta: reforma tributária deve ser aprovada até junho deste ano e a taxa básica de juros norte-americana deve permanecer entre 1,50% e 1,75%.

Coronavírus

Algumas empresas brasileiras que operam na China estão receosas quanto ao impacto do surto do coronavírus, que já matou 132 pessoas na China e infectou cerca de 6000.

A Vale (VALE3)é uma das empresas que já restringiu a viagem de colaboradores ao país por tempo indeterminado. Além da mineradora, outras empresas que exportam para o país asiático também estão sendo prejudicadas e prevendo uma baixa na redução de vendas.

Saiba Mais: Coronavírus faz empresas brasileiras temerem efeitos negativos em seus negócios

A WEG (WEGE3), fabricante de materiais elétricos, pediu para que sejam feitas viagens de seus funcionários somente depois do dia 8 de fevereiro. As unidades da WEG na China não estão funcionando e a empresa só voltará a operar no país asiático depois do dia 8. As orientações também partiram de autoridades chinesas.

O Ministério da Saúde informou na última terça-feira (28) que o Brasil tem dois casos suspeitos de coronavírus. Uma estudante de 22 anos em Belo Horizonte (MG) e uma pessoa em Porto Alegre (RS).

Reforma tributária

O relator da proposta da reforma da Previdência, Aguinaldo Ribeiro (PP), disse que o Congresso deve aprovar o texto até junho deste ano. O objetivo é que o documento, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, seja analisado antes do recesso parlamentar.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Ribeiro informou que será feita uma reunião neste final de semana com os presidentes Rodrigo Maia (Câmara) e Davi Alcolumbre (Senado) para definir prazos e a composição da comissão mista para que a reforma tributária seja de comum acordo.

FOMC

Às 16h desta quarta-feira, o Federal Open Market Commitee (Fomc) irá divulgar o resultado de sua reunião. Especialistas indicam que a taxa de juros norte-americana deve ser mantida entre 1,50% e 1,75%.

Veja Também: Dólar abre em alta; Fomc e coronavírus no radar

Logo depois, às 16h15, o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, irá conversar com os jornalistas em uma coletiva. Os mercados estão atentos se Powell irá comentar acerca do coronavírus, que poderá afetar a economia chinesa e empresas norte-americanas que importam ou exportam do continente asiático.

Última cotação do Ibovespa

No último pregão, terça-feira, o Ibovespa encerrou em alta de 1,74%, a 116.478,98 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião