Ibovespa abre em alta atento à ‘debandada’ no Ministério da Economia

O Ibovespa incia esta quarta-feira (12) em alta com a saída de mais dois secretários do Ministério da Economia no radar.

Por volta das 10h05, o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), Ibovespa, operava em alta de 0,21%, a 102.386,59 pontos. O mercado acionário repercute o pedido de demissões de dois secretários da pasta, o que totaliza a quarta baixa na equipe econômica do governo de  Jair Bolsonaro.

Além disso, segue no radar dos investidores as vendas no varejo que apresentaram alta no volume de vendas em junho frente ao mês de maio e os destaques das principais empresas do Brasil.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

Ministério da Economia perde mais dois secretários

Os secretários especiais de Desestatização e Privatização, Salim Mattar, e o de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, encaminharam seus pedidos de demissão ao ministro da Economia, Paulo Guedes, na última terça-feira (11).

Com as saídas, o economista chegou a sua quarta baixa recente na equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro. Somente nas últimas semanas, Paulo Guedes recebeu pedidos de demissão do diretor de programas da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Caio Megale, e do presidente do Banco do Brasil (BBAS3), Rubem Novaes.

Ao todo, somam seis os integrantes da equipe econômica que já deixaram a gestão. Além desses, constam os nomes de Mansueto Almeida, ex-secretário do Tesouro Nacional, e de Marcos Cintra, ex-secretário da Receita Federal.

O Salim Mattar pediu demissão hoje, e isso na verdade é um sinal de insatisfação dele com o ritmo de privatização, informou Guedes, em entrevista após reunião com o presidente Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). “O que ele me diz é que é muito difícil privatizar. Que o establishment não deixa vir a privatização, que é tudo muito difícil, muito emperrado. Tem que ter um apoio mais definido, mais decisivo”.

Posicionamento de Bolsonaro sobre ‘debandada’ do Ministério da Economia

O ministro da Economia, viu a saída de seus secretários como uma ‘debandada’. “Se me perguntarem se houve uma debandada hoje, houve”, declarou o economista. “O Salim hoje me disse que as privatizações não estão andando, prefiro sair. O Uebel me disse que a reforma administrativa não está sendo enviada, prefiro sair. Hoje houve uma debandada”.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, decidiu se posicionar sobre o acontecimento em suas redes sociais. Para o mandatário, “é normal a saída de alguns” do governo e ressaltou o compromisso do governo com “a responsabilidade fiscal e o teto de gasto”. Ademais, defendeu a privatização de “empresas deficitárias”.

Vendas no varejo

O comércio varejista registrou uma alta no volume de vendas em junho frente ao mês de maio. O avanço nas vendas no varejo foi de 8% em relação ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral cresceu 0,9% no trimestre encerrado em junho. Na série sem ajuste sazonal, em relação a junho do ano passado, o comércio varejista cresceu 0,5%. Os dados foram divulgados nesta quarta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado nos últimos 12 meses, o crescimento do varejo foi de 0,1%. O volume de vendas no comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, teve alta de 12,6% em relação a maio, enquanto a média móvel do trimestre foi 3,9%. O comércio varejista ampliado, entretanto, apresentou um novo recuo, de 0,9%, a quarta taxa negativa, em relação a junho de 2019.

Destaques do mercado

Azul (AZUL4): a companhia aérea irá economizar R$ 3,2 bilhões de capital de giro desde o início da crise até 2021. Isso porque a empresa realizou um acordo com seus arrendadores de aeronaves para ter um novo perfil de pagamento.

Gol (GOLL4): em resposta a um ofício da CVM (Comissão de Valores Mobiliários),  a companhia destacou que não fez registro nos Estados Unidos para oferta de ações preferenciais representadas por American Depositary Shares (ADS), ao contrário de como foi publicada uma matéria da agência “Reuters” sob o título “Gol registra na SEC (Securities and Exchange Comission) pedido para oferta de ADS”.

BR Distribuidora (BRDT3): a empresa informou na última terça-feira (11) que teve lucro líquido de R$ 188 milhões no segundo trimestre deste ano. O valor é 37,7% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Maiores altas e baixas de hoje

Às 10h05, todas as ações apresentavam variações positivas.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, terça-feira (11), o Ibovespa encerrou em queda de 1,23%, a 102.174,398 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião