Ibovespa em alta; Centrão motivado a votar reformas: Previdência e Tributária

Ibovespa inicia a manhã desta quarta-feira (22) em alta, seguindo o ritmo de expansão que se estende desde a última sexta-feira (17). Por volta das 10h05 o índice registrava um recuo de +0,26% ficando em 94.728,77 pontos.

O Ibovespa opera em alta após o Centrão recuar a decidir votar a reforma Tributária na Câmara, além de tomar as rédeas da reforma da Previdência. Além disso, o mercado brasileiro foi visto com bons olhos para investimentos estrangeiros após a forte queda da Bolsa de Valores na última semana, que derrubou também os valores das ações, dando o “sinal verde” para os investidores realizarem bons negócios.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Nesta quarta, o assunto com maior potencial para movimentar o mercado é a votação da Medida Provisória 870 na Câmara dos Deputados, que reduziu o número de ministérios de 29 para 22.

Além disso, o mercado segue mais tranquilo após o presidente Jair Bolsonaro desistir de comparecer à manifestação em apoio ao seu mandato. Bolsonaro ainda pediu que sua equipe ministerial não participe das mobilizações populares.

O presidente fez questão de ressaltar que as manifestações não possuem ligação com o Palácio do Planalto e pediu para que seus auxiliares não façam convocações nas redes sociais.

Bolsonaro chegou a cogitar participar, mas o núcleo moderado do Palácio do Planalto convenceu o presidente a distanciar da movimentação que pode ser prejudicial a imagem do governo.

Num primeiro momento, se as manifestações forem de pequeno porte, pode mostrar uma perda de apoio político de Bolsonaro. Além disso, o possível apoio do presidente em manifestações que pedem o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional, poderia ser visto negativamente pelo mercado.

Reforma da Previdência

A tramitação da reforma segue como o principal foco dos investidores. No entanto, o relator da proposta na comissão especial da Câmara, Samuel Moreira, disse que o texto precisa ser melhora, mas que isso será feito durante a tramitação no colegiado.

Na última segunda-feira (20), Bolsonaro havia afirmado que valoriza o Parlamento e que a palavra final sobre a reforma da Previdência será dos deputados e senadores.

Fitch mantém rating em BB-

A agência de classificação de riscos Fitch Ratings reafirmou a nota soberana do Brasil em BB-, com perspectiva estável. Assim, o País está três patamares abaixo do grau de investimento.

Saiba mais: Fitch mantém rating do Brasil em BB-, com perspectiva estável

A agência apontou diversos fatores como influentes na nota do Brasil. Dessa forma, a fraqueza estrutural das contas públicas e o alto endividamento do governo foram citados. Além disso, a Fitch Ratings destacou a necessidade da aprovação da reforma da Previdência. A agência classificou o andamento da proposta como “completo fracasso”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Petrobras e o pré-sal

A Petrobras demonstrou interesse em exercer o direito de preferência para adquirir duas áreas da cessão onerosa do pré-sal, que tem leilão previsto para outubro, estimado R$ 20,988 bilhões em bônus de assinatura.

Saiba mais: Petrobras deve exercer preferência em duas áreas do leilão do pré-sal

De acordo com a Petrobras, a decisão de exercer o direito de preferência será exercida sobre as áreas de Búzios e Itapu. No entanto, a estatal terá 30% de participação, podendo ampliar sua fatia mínima na data de realização do leilão. O direito de preferência é garantido por lei em leilões do pré-sal

Nome da joint-venture de Boeing e Embraer

A Boeing e a Embraer irão anunciar na próxima quinta-feira (23) o nome da nova empresa. A informação foi divulgada pelo presidente-executivo da joint venture, Marc Allen.

Saiba mais: Embraer e Boeing irão anunciar nome da nova empresa

No início de janeiro, Boeing e Embraer assinaram os termos do acordo do controle dos negócios da aviação comercial. O acordo é avaliado em aproximadamente US$ 4,2 bilhões. A empresa é tratada como NewCo (Nova Companhia) sem um nome próprio.

Reforma administrativa

Centrão recua em bloqueio que fazia em relação a medida provisória da reforma administrativa e decidi iniciar nesta quarta-feira (22) a votação na Câmara.

De acordo com o Centrão, a votação deve ser antecipada para que o governo não acuse o bloco de ser o responsável pela crise do próprio governo e pela ampliação dos protestos no país.

Saiba mais: Centrão recua e decide retomar votações na Câmara nesta quarta

A ideia do grupo é aprovar o projeto da forma como ele saiu da comissão especial. Dessa forma, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) será transferido da pasta do Ministério da Justiça e Segurança Pública, de Sergio Moro, para a pasta da Economia, liderada por Paulo Guedes.

Última cotação

Na última sessão, terça-feira (21), o Ibovespa registrou uma alta de 2,76% somando 94.484,63 pontos.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião