Ibovespa opera em alta com cenário econômico Argentino e Previdência no radar

O Ibovespa opera em alta nesta segunda-feira (19) com base nas movimentações que devem ocorrer ao longo do dia na Argentina, nos EUA e na China e, também, com a reforma da Previdência no radar.

Por volta das 10h15, o Ibovespa registrava alta de 0,76% alcançando 100.562,24 pontos. O mercado também está atento ao desdobramento do Brexit.

Além disso, segue no radar dos investidores a guerra comercial entre Estados Unidos e China e a reunião do G7.

Argentina: Alberto Fernández responde Bolsonaro

Alberto Fernández, candidato da oposição à presidência da Argentina, em entrevista ao “La Nación” e “Clarín”, rebateu as recentes declarações do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. “Não se preocupem porque não pretendo fechar a economia”, afirmou.

Na última quinta-feira (15), o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que se a Argentina fechar o comércio após uma possível vitória de Alberto Fernández nas eleições, o Brasil sairá do Mercosul. Após isso, o presidente Bolsonaro disse que concordava com a fala e Guedes.

China e EUA permanecem em guerra comercial

No último sábado (17), o presidente dos EUA, Donald Trump, disse não estar pronto para fazer um acordo com a China. A guerra comercial nas últimas semanas foi marcada por retaliações de ambas as partes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

A disputa tem impactado os mercados financeiros de todo o mundo, aumentando a discussão sobre uma possível recessão global. A desvalorização do yuan para o menor nível dos últimos 10 anos e as críticas de Trump ao Banco Central da China, por exemplo, mostraram ao mundo que esse conflito está longe de acabar.

Reforma da Previdência no Senado

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que altera as regras para a aposentadoria deve continuar sua tramitação nesta segunda-feira (19), no Senado Federal.

O objetivo é que ocorra uma agilização na tramitação para que o texto seja aprovado em primeiro turno no plenário até a segunda quinzena de setembro.

Veja também: Mercado considera Argentina uma bomba relógio, diz especialista 

Boris Johnson quer Brexit mesmo sem acordo

O prêmie britânico Boris Johnson afirmou que irá oficializar a saída do Reino Unido da União Europeia. Segundo ele, isso será feito até o dia 31 de outubro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Johnson irá viajar, nesta semana, para a Alemanha e depois à França. O intuito é discutir com Angela Merkel e Emmanuel Macron a saída do Reino Unido da União Europeia.

Putin e Macron se encontram antes do G7

O presidente Russo Vladimir Putin se encontrará com Emmanuel Macron nesta segunda-feira para debater sobre a Crimeia, o Irã e os protestos feitos pela oposição russa. A reunião do G7 acontece ao final desta semana.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, na sexta-feira (16), o Ibovespa encerrou em alta de 0,76%, fechando o pregão a 99.805,78 pontos.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião