Balanços da semana

Ibovespa abre estável; mercado monitora Moro na CCJ e Copom

O Ibovespa opera perto da estabilidade, nesta quarta-feira (19), com o depoimento do ministro da Justiça no Senado sobre mensagens trocadas com  procurador do Ministério Público sobre casos da Lava-Jato.

Por volta das 10h10, o Ibovespa registrava uma queda de 0,08% alcançando 99.354,74 pontos. O mercado está atento as declarações do ex-juiz Sérgio Moro sobre as conversas sobre operações da Lava-Jato que serão feitas nesta quarta no Senado.

Além disso, segue no radar dos investidores a divulgação da taxa básica de juros no Brasil e também nos Estados Unidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Sérgio Moro no Senado

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, se apresentará nesta quarta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O ex-juiz será questionado sobre mensagens trocadas pelo aplicativo Telegram com o procurador Deltan Dallagnol sobre casos da Lava-Jato.

As mensagens foram publicadas pelo site “The Intercept Brasil” e indicam que ambos se cooperaram para a operação Lava-Jato. Além disso, as conversas demonstra que o juiz que era responsável pela operação orientou e cobrou novas operações do coordenador da força tarefa.

Saiba Mais: Moro será ouvido nesta quarta sobre conversas com Dallagnol no Senado

Conforme o senador Temário Mota é esperado que equilíbrio no Senado entre a oposição e a defesa.

“Ele vai encontrar um ambiente hostil e, ao mesmo tempo, amistoso. Tem gente que vai bater. Tem gente que vai defender. Acho que ele terá uma enorme oportunidade de dar explicações sobre a atividade dele como juiz”, disse Mota.

Taxa básica de juros

Na última terça-feira (18), foi iniciada uma reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) sobre a taxa básica de juros. A reunião será concluída nesta quarta, e será apresentada a Selic, que atualmente está em 6,5%.

Saiba Mais: BC deve reduzir taxa Selic se reforma for aprovada, diz Mário Mesquita

O anúncio do Copom será feito nesta quarta às 18h. Caso seja mantida no mesmo patamar, será décima manutenção seguida da taxa Selic, que está no menor patamar da série histórica.

Taxa básica de juros dos EUA

Nos Estados Unidos a decisão sobre a política monetária do Federal Reserve deverá ser feita nesta quarta às 15h.

Saiba Mais: Fed diz que guerra comercial preocupa empresários

Uma parte do mercado estima que os juros serão mantidos. Entretanto, a inflação fraca e o número abaixo da expectativa no mercado de trabalho podem fazer com que haja um corte na taxa ainda nesta reunião.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Última cotação

Na última sessão, na terça-feira (18), o Ibovespa encerrou em alta de 1,83%, com 99.405,04 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião