Ibovespa em queda; Demissão de Levy e a reforma movimentam o índice

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, inicia esta sessão em queda. Por volta das 10h05, o índice registrava uma leve queda de 0,2% ficando com 97.842,88 pontos.

O Ibovespa operava com o otimismo do mercado em relação a tramitação da reforma da Previdência, mas as greves contra a proposta fez os investidores olharem com mais cautela em relação ao texto, fazendo com que o índice caísse no último pregão, na sexta-feira (14).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Além disso, as declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre o então presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, geraram mais insegurança no mercado.

Porém, a situação piorou, já que Levy pediu demissão de seu cargo, constatando a primeira baixa na equipe econômica do governo e aumentando os temores de crise no governo.

Demissão de Levy

No último sábado (15) de o presidente Jair Bolsonaro afirmou que Joaquim Levy, presidente do BNDES, estava com a “cabeça a prêmio”.

Como consequência das declarações de Bolsonaro, no último domingo (16), Joaquim Levy, pediu demissão do cargo. “Solicitei ao ministro da Economia, Paulo Guedes, meu desligamento do BNDES. Minha expectativa é que ele aceda”.

Saiba Mais: Joaquim Levy pede demissão da presidência do BNDES 

CPI quer explicação do ex-presidente do BNDES

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES quer explicações do ex-presidente Joaquim Levy sobre a caixa preta dos empréstimos internacionais do banco. A convocação de Levy será apresentada nesta segunda-feira (17) pelo partido Podemos.

“Agora é o momento para ele explicar por que não abriu a caixa preta do BNDES. A missão dele era mostrar os empréstimos internacionais, para países da América e da África, para a JBS também”, disse o líder do Podemos, José Nelto.

Saiba Mais: CPI do BNDES quer explicações de Joaquim Levy sobre caixa-preta

Além disso, o líder comentou sobre a ascensão da JBS. “Essa ascensão da JBS é igual jabuti. Não subiu sozinho na árvore, alguém colocou lá. Queremos saber quem colocou. E vamos ouvir o Levy para ele dar essas explicações. É crucial para a investigação ele ir e dar esclarecimentos sobre o uso do recurso público”, disse Nelto.

Reforma da Previdência

Em relação a reforma da Previdência, a novidade está relacionada ao governo tentar a volta da capitalização para o texto da “Nova Previdência”.

Saiba mais: Rodrigo Maia: Congresso irá aprovar a Previdência apesar do governo

O regime foi retirado da proposta pelo relator da reforma na comissão especial da Câmara, Samuel Moreira.

O parecer de Moreira será discutido nesta terça-feira (18).

Última cotação

Na última sexta-feira (14), o Ibovespa registrou uma queda de 0,74% ficando com 98.040,06

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião