Ibovespa em alta; Reforma na CCJ e embate: Governo x Caminhoneiros

O Ibovespa abre a sessão desta quarta-feira (17) em alta, assim como operou durante a última sessão, no dia anterior.

Mercado aponta otimismo com a votação da reforma da Previdência, que pode acontece nesta quarta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Além disso, a Petrobras fica no radar dos investidores após ser negociado a alta do diesel e o governo ter criado um pacote de medidas para os caminhoneiros. Com esse cenário, o Ibovespa atingiu uma alta de 0,66% somando 94.957,83 pontos, por volta das 10h25.

Reforma da Previdência

Na última terça-feira (16), a reunião na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) terminou por volta das 23h30 depois de mais de 12 horas de discussão sobre a reforma da Previdência.

Nela, cerca de 90 deputados discursaram, onde 55 foram contrários, 19 foram favoráveis e 14 líderes.

Saiba mais: CCJ: Governo busca aprovar reforma da Previdência nesta quarta

Mesmo com a movimentação da oposição para que a votação seja adiada, os aliados acreditam que isso possa ser feito nesta quarta, na nova sessão que iniciou às 10h.

Os opositores chegaram com cinco horas de antecedência para tomarem as primeiras cadeiras na CCJ e, assim, fazerem os primeiros discursos, tomando o maior espaço de tempo para que não haja sobra para uma votação.

Em contrapartida, os aliados ao governo abandonaram seus discursos em prol da reforma, para que o processo seja agilizado e mostram apenas um parecer favorável.

Diesel, caminhoneiros e Petrobras

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque afirmou que será a Petrobras quem indicará o momento e o valor do reajuste no preço do óleo diesel. A declaração foi dada após a reunião no Palácio do Planalto com o presidente, Jair Bolsonaro.

Além de Albuquerque, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a Petrobras pode adicionar o valor do frete ao do diesel, fazendo com que a alta dos preços fosse minimizada.

Saiba mais: Caminhoneiros falam em organizar nova greve em maio

Além da reunião entre Bolsonaro e o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, para tratar do diesel, o governo federal elaborou um pacote de medidas para os caminhoneiros, visando conter uma possível greve do setor.

Entre as medidas, o governo anunciou uma linha de crédito de até R$ 30 mil para caminhoneiros autônomos. Além de prometer investimento em infraestrutura das principais rodovias do país.

No entanto, as medidas não foram suficientes para agradar os caminhoneiros que podem estar organizando uma nova greve em maio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Última cotação

Na última sessão, na terça-feira (16), o Ibovespa registrou uma alta de 1,34% ficando com 94.333 pontos.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião