Ibovespa sobe com divulgação do IBC-Br; Mercado de olho na Previdência

O Ibovespa iniciou a manhã desta segunda-feira (15) variação positiva. Por volta das 10h04, o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, registrava uma leve alta de 0,45% sendo cotado em 104.370,93 pontos.

O Ibovespa ainda opera sobre o adiamento da votação da reforma da Previdência em segundo turno, na Câmara dos Deputados. Com a prorrogação, o mercado freou os investimentos no país, que viu o índice operar em baixa na última sexta-feira (13).

Agora, os investidores devem aguardar novas informações sobre a aprovação do texto para retomar o positivismo, embora o cenário interno seja de otimismo para uma vitória da proposta no segundo turno da Câmara.

Além da reforma da Previdência, o índice ainda conta com as estimativas do Banco Central (BC) sobre o crescimento da economia nacional. Enquanto o índice do banco, que mede a “prévia” do PIB, apontou uma expansão entre maio e abril, o relatório Focus divulgou dados que apontam a 20ª queda seguida do crescimento da economia nacional.

Reforma da Previdência

No último sábado (15), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, anunciou que a votação do segundo turno da reforma da Previdência ficará para o dia 6 de agosto.

“Ninguém é sozinho o dono da pauta da Câmara. É construção suprapartidária, e foi o que se construiu: se eu tivesse anunciado a votação do segundo turno na próxima semana, a oposição teria feito uma obstrução e não teríamos votado os destaques”, disse o presidente.

Saiba Mais: Reforma da Previdência deve ser concluída em setembro, diz Marinho

Para Maia, o adiantamento não representa uma derrota, mas sim a oportunidade para que alguns deputado mudem de ideia, facilitando a vitória do texto em segundo turno.

Prévia do PIB aponta alta e Focus derruba economia

Nesta segunda-feira, o Banco Central (BC) divulgou o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com o estudo, entre abril e maio deste ano a economia expandiu 0,54%, sendo a primeira alta do nível após quatro meses de queda seguida.

Saiba mais: Prévia do PIB registra alta após quatro meses seguidos de queda

No entanto, a estimativa otimista do Banco Central sobre a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) vai na contramão do seu próprio relatório, que é feito com base na previsão de especialistas de mercado.

Os economistas entrevistados pelo Banco Central (BC) no Boletim Focus reduziram pela 20ª vez seguida a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019. Segundo o Boletim divulgado nesta segunda-feira (15), a economia brasileira deverá crescer apenas 0,81% esse ano.

Última cotação

Na sexta-feira (12), o Ibovespa registrou uma queda de -1,18% ficando em 103.905,99 pontos.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião