Ibovespa opera perto da estabilidade atento a análise dos destaques da Previdência

O Ibovespa opera perto da estabilidade, nesta sexta-feira (12), com a análise dos destaques da reforma da Previdência no radar.

Por volta das 10h10, o Ibovespa registrava alta de 0,09% alcançando 105.244,69 pontos. O mercado segue atento a tramitação da análise dos destaques da reforma da Previdência que ocorrerá nesta sexta-feira.

Além disso, investidores estão atento à fala do presidente do Banco Central sobre avanços da reformas serem positivas para a inflação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Reforma da Previdência

Na madrugada desta sexta-feira (11), foram votados sete destaques porém apenas três foram aprovados. Confira quais:

  • Tempo de contribuição para homens;
  • Regras na carreira policial;
  • Fórmula de cálculo de pensões.

O plenário da Câmara dos Deputados  aprovou por 445 votos a 15 a redução de 20 para 15 anos o tempo mínimo de contribuição exigido para homens do setor privado para se aposentarem.

Por sua vez, o plenário aprovou por 334 votos favoráveis e 132 contrários a emenda que altera a regra para cálculo do valor da aposentadoria de mulheres e favorece viúvas que recebem pensões.

Foi aprovado com 467 votos a 15  a alteração na regra de aposentadoria para um série de carreiras policias. Além disso, a medida beneficia agentes penitenciários.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, convocou a retomada da sessão para às 9 horas desta sexta-feira. No entanto, a análise da reforma da Previdência só retornará por volta das 11 horas.

Avanço na reforma é positivo para inflação

Conforme o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o avanço nas reformas torna um cenário mais otimista para a inflação. O primeiro passo da aprovação para o presidente é muito importante para o investidor estrangeiro.

Saiba Mais: Reformas tornam cenário mais benéfico para inflação, segundo Campos Neto

“Esse primeiro passo é muito importante. Eu acho que ele melhora a percepção do Brasil para o investidor estrangeiro, ele vai melhora, vai estimular que o investidor local privado também faça investimento. Então eu acho que nós estamos no caminho certo”, disse Roberto.

“Como nós tínhamos três fatores e dois melhoraram sensivelmente, nós passamos então a dizer que o fator preponderante ficou com as reforma. Então, nessa linha, obviamente um avanço nas reformas faz com que o cenário fique mais benigno para a inflação no futuro”, completou o presidente.

Última cotação

Na última sessão, na quinta-feira (11), o Ibovespa encerrou com retração de -0,65% e 150.134,12 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião