Ibovespa ultrapassa os 100 mil pontos nesta quinta-feira

O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, Ibovespa, voltou a alcançar os 100 mil pontos nesta quinta-feira (9). Os investidores estão otimistas após a divulgação, na última quarta-feira (8), de um crescimento de 13,9% nas vendas no varejo em maio ante o mês de abril.

Por volta das 10h10 (horário de Brasília), o principal índice acionário da bolsa de valores de São Paulo operava em alta de 0,42%, a 100.191,24 pontos.

A última vez que o Ibovespa operou na marca dos “100 mil” foi no dia 5 de março, pouco antes das notícias sobre a chegada da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. Após isso, o índice acionário sofreu quedas acentuadas e passou por seis circuit breakers em oito pregões.

Na manhã da última quarta-feira (8), o índice abriu em alta, demonstrando um certo otimismo do mercado, enquanto variava positivamente 1,59% a 99.312,07 pontos, por volta das 10h35.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Além disso, vale destacar que os investimentos no Brasil cresceram mais de 28% em maio frente ao mês de abril na série com ajuste sazonal, mas ainda permanecem em queda na comparação anualizada, segundo o Ipea.

Os números subiram depois de dois meses de baixas expressivas devido à pandemia. Em março e abril, os investimentos mostraram queda de 13,4% e 27,5%, respectivamente, revelando os impactos da crise sobre a economia brasileira.

As falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também tem influenciado os investidores. Na última quarta, o executivo disse que os dados relacionados a atividade econômica, no início de julho, permanecem mostrando uma recuperação do Brasil. O presidente do BC também falou, recentemente, sobre a Selic e voltou a assegurar que o espaço que sobrou para a queda dos juros “é incerto e deve ser pequeno”.

O que é o Ibovespa?

O Ibovespa é um índice da Bolsa de Valores que tem por objetivo atuar como um termômetro do mercado financeiro, ou seja, é um indicador de desempenho de como foi a média das negociações feitas na bolsa em determinado período.

Veja também: Ibovespa sobe 3,18% em 7ª alta seguida e fica perto dos 100 mil pontos

Ainda, o índice tem uma metodologia definida pela própria Bolsa através da qual é montada uma carteira teórica de ações de, por exemplo, 60 ações, das quais é calculada uma média de desempenho desse conjunto de papéis no mercado.

Última cotação

Na sessão da última quarta-feira (8), o Ibovespa fechou em alta de 2%, a 99.769,04 pontos.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião