Ibovespa em alta após corte de juros do Brasil e dos Estados Unidos

O Ibovespa opera em alta nesta quinta-feira (01) após os cortes de juros do Banco Central do Brasil e o Banco Central americano.

Por volta das 10h10, o Ibovespa registrava alta de 0,52% alcançando 102.337,61 pontos. O mercado segue atento a redução da taxa Selic em 6% e aos juros americanos que agora são de 2% a 2,25% ao ano.

Além disso, segue no radar dos investidores a redução de juros pelas instituições financeiras e o balanço da BR Distribuidora no segundo trimestre do ano.

Redução da taxa Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu na última quarta-feira (31) reduzir a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual. A taxa que era de 6,5% agora é de 6%. Entre as causas que levaram a essa decisão do Copom estão:

  • a desaceleração econômica
  • a inflação abaixo da meta
  • o corte de juros nos Estados Unidos

O corte na taxa Selic afetará o rendimento das aplicações na poupança e nos investimentos em renda fixa.

Redução de juros americanos

O Federal Reserve (Fed) reduziu na última quarta-feira (31) a taxa de juros dos Estados Unidos pela primeira vez desde a crise econômica de 2008. Os juros agora são de 2% a 2,25% ao ano.

O Fed informou que o corte de juros foi motivado por conta das “implicações de desdobramentos globais para a perspectiva econômica, bem como pressões inflacionárias fracas”.

No entanto, o banco central norte-americano não pretende continuar reduzindo as taxas. “A nossa perspectiva agora não é de que este seja o início de uma série de cortes de juros”, disse o presidente do banco, Jerome Powell.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Cortes de juros por instituições financeiras

Após o anúncio de corte da taxa Selic pelo Copom, as instituições financeiras como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Itaú decidiram corta seus juros.

O Itaú anunciou corte nas taxas de empréstimos para pessoas físicas e jurídicas. A redução nas taxas de juros de suas linhas de crédito repassará integralmente aos clientes o corte de 0,50 ponto percentual na taxa Selic.

A Caixa reduzirá a taxa do cheque especial para o máximo de 9,99% ao mês. Atualmente as taxas de cheque especial para pessoas físicas e jurídicas são de 13,45% e 33%, respectivamente. O corte também ocorrerá no crédito especial, que terá taxas máximas de 2,29% ao mês e no capital de giro, com 0,95% mensais.

O Banco do Brasil anunciou cortes de juros no crédito para pessoas físicas, jurídicas e financiamento imobiliários. A redução de juros passará valer na próxima segunda-feira (5).

BR Distribuidora

A BR Distribuidora divulgou seu balanço do segundo trimestre deste ano. A companhia registrou lucro líquido de R$ 302 milhões, elevação de 14,8% em comparação com o mesmo período no ano passado.

O objetivo da BR é a implantação 10 de iniciativas que conforme a empresa “deverão trazer um novo nível de rentabilidade para seus negócios”.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, quarta-feira (31), o Ibovespa encerrou em queda de -1,09% a 101.812,13 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião