IBM produz primeiro computador quântico para fins comerciais

A IBM anunciou nesta quarta-feira (9) que produziu o primeiro computador quântico integrado.

A gigante norte-americana da informatica produziu a maquina em um cubo de vidro com aresta de 2,70 metros. Segundo a IBM, mesmo se exista somente um protótipo de computador quântico produzido, a comercialização desse aparelho poderia se tornar uma realidade no futuro.

O computador, chamado IBM Q System One, foi apresentado em Las Vegas, na famosa feira eletrônica CES. No local está sendo exibido um modelo.

Saiba mais: IBM compra fabricante de software de nuvem por 34 bilhões de dólares 

A IBM tem um projeto que prevê o aluguel do acesso ao computador via internet, ao invés de vender as maquinas para os clientes. O aluguel da plataforma será realizado meio da nuvem. A mesma forma através da qual a IBM costuma oferecer acesso a seus outros sistemas quânticos em operação. Por isso, o Q System One ganhou o título “primeiro computador quântico completamente integrado para uso comercial”.

Os computadores quânticos são maquinários que utilizam o potencial da mecânica quântica. Eles conseguem realizar cálculos além do alcance dos computadores atuais. Até esse momento, os computadores quânticos existiam apenas em forma não integrada, em laboratórios de pesquisa.

O funcionamento dos computadores quânticos ocorre através de seus qubits, os bits quânticos. São esses os instrumentos com a qual é realizada a computação.  Os qubits estão em um estado temporário conhecido como “superposição”. Nesse estado, eles podem representar seja o bit “1” quanto o bit “0” de um computador convencional. Essa é a base da programação binária. Os qubits são altamente suscetíveis a interferências, como temperatura ou vibrações. Por isso, um dos grandes desafios para a produção de um computador quântico foi manter essa estabilidade por um longo período de tempo. Uma condição conhecida como “coerência”, que se tornou um dos grandes desafios.

O IBM Q System One tem 20 qubits, e por isso não tem o mesmo poder de processamento dos computadores quânticos mais rápidos. Entretanto, essa limitação de capacidade de cálculo é compensada com o custo-benefício e a estabilidade.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião