IBM compra empresa brasileira do setor de automação de processos

A IBM (NYSE: IBM) informou, nesta quarta-feira (8), que comprou a empresa brasileira WDG Automation, do setor de robotização de processos para empresas. A conclusão do negócio está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Os valores não foram mencionados.

A aquisição da IBM foi criada em 2015, e possui clientes como Allianz, Minerva Foods (BEEF3), Rodobens, Senai, Senac, Sesi e TIM (TIMP3). Há a expectativa de que a autarquia autorize a operação no terceiro trimestre deste ano.

Segundo Tonny Martins, presidente da IBM no Brasil, após a conclusão do negócio, a WDG será mantida como uma empresa separada. Todavia, as tecnologias desenvolvidas pela companhia brasileira serão adicionadas ao porfólio global da IBM.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

“Vemos sinergia significativa com o portfólio Watson [a plataforma de inteligência artificial da IBM]”, afirmou o executivo ao jornal “Valor Econômico”.

Martins salientou que a automação de processos através de robôs (atividade conhecida como Robot Process Automation, ou RPA) já vinha recebendo uma maior atenção das empresas nos últimos anos — processo que será acelerado por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a migração para o mundo digital. Segundo a Grand Review Research, o mercado de RPA pode movimentar mais de US$ 25 bilhões em todo o mundo até 2027.

“A IBM está no Brasil há 103 anos e seguimos fazendo investimentos no país, apostando em tecnologias de vanguarda, da região para o mundo, e continuando com o nosso compromisso com os clientes, governos e com a sociedade”, disse o CEO da operação brasileira.

Veja também: IBM não vê Amazon e Microsoft como concorrentes mas como aliadas, diz CEO

Há seis anos, a IBM já havia adquirido a divisão de serviços de suporte e manutenção da Scopus, do Bradesco (BBDC4), expandindo sua atuação em suporte técnico no Brasil. A operação foi nomeada de Proxxi Tecnologia e atua de forma independente, o que colaborou para a ampliação da operação da gigante da tecnologia no País.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião