IBGE: vendas do comércio têm maior alta em 5 anos

As vendas do comércio varejista no Brasil subiram 2,3% em 2018 e registraram a maior alta em 5 anos. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa foi a maior alta para o comércio varejista nos últimos 5 anos. Segundo o IBGE, era desde 2013 que o setor não registrava um desempenho tão positivo. Naquele ano o aumento tinha sido de 4,3% em comparação com 2017.

Saiba mais: Após 3 anos, Brasil volta a ter desempenho positivo no comércio 

Entretanto, mesmo com esse resultado positivo, que seguiu também a alta registrada em 2017, as perdas registradas em 2015 e 2016 não foram compensadas. O comércio varejista continua 7% abaixo do patamar registrado em 2014.

Não obstante o resultado positivo do ano, em dezembro de 2018 o comércio varejista registrou uma queda de 2,2% em comparação com novembro. Esse resultado, registrado com ajuste sazonal, descontou grande parte do crescimento de 3,1% obtido no mês anterior. Foi o pior dezembro da série histórica da pesquisa, iniciada em 2001.

Saiba mais: Vendas de Natal em shoppings crescem 5,5% em 2018 

Além disso, foi o pior resultado mensal desde janeiro de 2016, quando o volume de vendas do comércio varejista caiu 2,5%. Por outro lado, em comparação com dezembro de 2017, o volume de vendas cresceu 0,6%.

No comércio varejista ampliado, a contração em dezembro foi de 1,7% em comparação com novembro. Entretanto, em relação a dezembro de 2017, as vendas cresceram 1,8%, registrando assim 20ª taxa positiva seguida. O comércio varejista ampliado inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção.

Retomada gradual da economia

O resultado do comércio varejista é mais um sinal da retomada gradual da economia brasileira. O país voltou a crescer, mas em ritmo ainda lento. No 3º trimestre de 2018 o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,8%.

Mas o otimismo do setor é evidente no nível de confiança entre comerciantes e consumidores registrado por pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Segundo a instituição, os empresários estão otimistas com o futuro das vendas nos próximos meses. Entretanto, eles continuam cautelosos com a conjuntura atual da economia. Por sua vez a confiança do consumidor cresceu, alcançando o maior nível desde fevereiro de 2014.

Além disso, a expectativa do mercado para 2019 é de crescimento mais intenso. Segundo o último Boletim Focus, realizado pelo Banco Central (BC), os analistas do mercado estão prevendo que o PIB do Brasil aumente de 2,5%. Uma alta que terá efeitos positivos também no setor do comércio varejista.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião