IBGE suspende coleta domiciliar da PNAD Contínua devido ao coronavírus

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta terça-feira (17) que suspenderá a coleta domiciliar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD Contínua. A informação foi divulgada em comunicado oficial pelo Conselho Diretor da instituição.

Conforme o IBGE, o cancelamento da coleta de dados presenciais se deve à recente emergência de saúde pública da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O instituto público destacou que a suspensão da coleta para a PNAD Contínua está de acordo com o quadro atual e com as orientações dadas pelo Ministério da Saúde.

Dessa forma, haverá somente a divulgação dos dados referentes ao mês de fevereiro. As informações do mês de março não serão coletadas de maneira presencial. Segundo o IBGE, seguem sendo estudadas novas alternativas para a realização da pesquisa, sem que haja visitas pessoalmente à domicílios.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“Toda e qualquer opção ou possibilidade será antes testada e validade para assegurar os padrões de qualidade e excelência do corpo técnico do IBGE, buscando preservar a série história dos dados”, informou o instituto público.

IBGE: metodologia da PNAD

A PNAD Contínua é feita em 211,3 mil casas em aproximadamente 3,5 mil municípios. O IBGE considera desempregado quem não possui trabalho e procurou por algum em todo o mês anterior à semana em que os dados foram coletados.

Saiba mais: Desemprego no trimestre encerrado em janeiro foi de 11,2%, diz IBGE

A pesquisa “destina-se a produzir informações contínuas sobre a inserção da população no mercado de trabalho associada a características demográficas e de educação, e, também, para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País, agregando a produção de resultados anuais sobre temas permanentes da pesquisa (como trabalho infantil e outras formas de trabalho, cuidados pessoais e afazeres domésticos, tecnologia de informação e comunicação etc.) e outros aspectos relevantes selecionados de acordo com as necessidades de informação”, informa o instituto público.

Além desta pesquisa sobre o desemprego feita pelo IBGE, existem outras leituras apresentadas pelo Ministério da Economia, com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Os dados podem ser diferentes uma vez que consideram apenas os empregos com carteira assinada.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião