IBGE: serviços caem 0,3% em janeiro

O volume de serviços prestados no Brasil caiu 0,3% em janeiro em comparação com dezembro de 2018. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado negativo do setor ocorre após três meses sem queda. O volume de serviços tinha registrado um crescimento de 0,1% em outubro de 2018, tinha permanecido estável em novembro e aumentado 1% em dezembro. Esse último dado tinha sido revisado de +0,2%.

Na comparação com o mesmo mês de 2018, o setor cresceu 2,1%. A maior alta desde março de 2015. No acumulado de 12 meses até janeiro, a alta foi de 0,3%. A série histórica do IBGE tem ajuste sazonal.

IBGE: Serviços crescem 0,1% em outubro ante setembro 

Entre os setores, houve uma queda no volume do setor de “transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio” e de “serviços de informação e comunicação”. Esses dos setores representam 63% do volume total de serviços prestados no Brasil. No específico, o baixo desempenho das atividades do setor rodoviário pesaram no resultado final.

Entretanto, esse resultado negativo em janeiro foi até levemente melhor das previsões dos analistas. As projeções eram de uma queda de até 0,4% no mês. Na comparação anual  o resultado foi melhor que a mediana das previsões dos economistas, que estimavam uma alta de 1,8%.

Dados contrastantes

O resultado negativo do setor de serviços segue dados contrastantes sobre as atividades econômicas neste início de ano. Em janeiro a indústria surpreendeu negativamente recuando 0,8%. Por outro lado, o varejo avançou 0,4% no mesmo mês. Um resultado que foi superior as previsões.

Por isso o IBGE decidiu revisar o volume de serviços prestados no Brasil em 2018. O cálculo passou de uma queda de 0,1% para a estabilidade. Uma mudança que teria sido gerada por a entrega de resultados de uma grande empresa do setor de telecomunicações. Dados que não tinham sido entregues a tempo do fechamento do resultado de dezembro de 2018.

Saiba mais: Setor de serviços recua 0,1% no acumulado de 2018 

Com essa mudança nos dados, o setor interrompeu uma sequência de três anos seguidos de queda:

  • 2015 (-3,6%)
  • 2016 (-5%)
  • 2017 (-2,8%)

O IBGE também revisou o resultado do volume de serviços prestados no Brasil entre novembro e dezembro de 2018. Com os novos dados, o volume passou de +0,2% para +1% em novembro e de -0,2% para +0,4% em dezembro. Uma revisão que provocou alteração no resultado geral da pesquisa em todo o calendário.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião