IBGE: desemprego chega a 12% em janeiro

O desemprego no Brasil chegou a 12% da força de trabalho no trimestre móvel encerrado em janeiro. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, o desemprego no Brasil chegou a atingir 12,7 milhões de pessoas. O maior número de desempregados desde agosto de 2018. No trimestre encerrado em dezembro de 2018, a taxa de desemprego tinha sido de 11,6%, atingindo 12,2 milhões de brasileiros.

Saiba mais: IBGE: desemprego cai em 18 estados e no Distrito Federal em 2018 

Esse aumento no trimestre encerrado em janeiro é parte de um movimento comum no início de ano. Isso porque janeiro é um mês em que muitos trabalhadores temporários são dispensados.

Na comparação com o trimestre anterior (de agosto a outubro), a taxa de desemprego aumentou 0,3 ponto percentual, aumentando de 318 mil pessoas o contingente de desempregados.

Além disso, o número atual de ocupados registrado em janeiro foi de 92,5 milhões. O menor número desde agosto de 2018.  Para o IBGE, a população ocupada no Brasil caiu -0,4%, com uma redução de 354 mil pessoas, em relação ao trimestre encerrado em outubro.

Lenta queda do número de desempregados

Mesmo com esse aumento, o IBGE registrou a segunda queda seguida da taxa oficial de desemprego no primeiro mês do ano. No trimestre móvel encerrado em janeiro de 2018, a taxa registrada foi de 12,2%.

No ano passado, a taxa média de desemprego recuou de 12,7% para 12,3% em comparação com o ano anterior. Uma redução gerada sobretudo pelo crescimento do trabalho informal e por conta própria.

Saiba mais: IBGE: desemprego fica em 12,3% em 2018 

Entretanto, a redução do desemprego no Brasil continua lenta, pressionada principalmente pelo elevado número de desalentados e de subocupados.

De acordo com o IBGE, 27,5 milhões de brasileiros estavam desalentados ou subocupados no trimestre encerrado em janeiro. Um número superior de 209 mil unidades em comparação com o trimestre imediatamente anterior. Além disso, esse contingente cresceu 2,5%, com um aumento de 671 mil pessoas, na comparação anual.

Saiba mais: CNI: Medo do desemprego cai entre brasileiros 

Número de trabalhadores por conta própria bate recorde

Por outro lado, o número de trabalhadores por conta própria e de empregadores alcançaram recorde histórico no trimestre encerrado em janeiro. Esse contingente alcançou, respectivamente, 23,9 milhões e 4,5 milhões de pessoas.

O número de trabalhadores por conta própria aumentou de 1,2% em comparação com o trimestre anterior. E, na comparação com o mesmo trimestre de 2018, o aumento foi de 3,1%, com 719 mil pessoas a mais.

Por sua vez, o número de empregadores se manteve estável no trimestre, mas cresceu 3,3% na comparação com janeiro de 2018, com um aumento de 146 mil unidades.

PNAD indicava uma redução do desemprego

Na última sexta-feira (22) o IBGE tinha divulgado os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Os dados da PNAD mostraram que o desemprego caiu em 18 das 27 unidades da federação de 2017 para 2018.

 

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião