IBGE: Apenas 10 atividades industriais superaram o patamar pré-pandemia

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  divulgou nesta sexta-feira (2) a Pesquisa Industrial Mensal, a qual indicou uma recuperação da produção industrial, que vem aumentando por quatro meses consecutivos. Apesar do resultado positivo, apenas 10 das 26 atividades investigadas operam em nível superior aos dados registrados no período anterior à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com o IBGE, a indústria como um todo está 2,6% abaixo do patamar pré-pandemia, entretanto, em quatro meses, a produção registrou um crescimento de 33,4%.

As atividades que registraram os níveis mais elevados em relação ao patamar de fevereiro foram:

  • Equipamentos de informática (11,5%),
  • Extrativas (9,5%),
  • Móveis (8%)
  • bebidas (6%)

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

Na direção oposta, os segmentos que tiveram as maiores quedas em comparação com fevereiro foram:

  • Vestuário (-31%),
  • Impressão e reprodução de gravações (-29%)
  • Veículos (-22,4%)

O gerente da Coordenação de Indústria do IBGE, André Macedo, declarou que houve melhoras, todavia ainda há um longo caminho a percorrer para os valores retornarem ao melhor momento da série histórica. Atualmente, a produção ainda opera 18,4% abaixo do ápice alcançado em maio de 2011.

Na categoria de bens de capital, a produção de agosto registrou queda de 43,8% em comparação com o pico de produção em setembro de 2013, enquanto os bens de consumo duráveis operam 28,7% abaixo do ápice de junho de 2013. Os bens intermediários estão 14,4% aquém do auge de fevereiro de 2011, e os bens semiduráveis e não duráveis operam em nível 14,7% inferior ao pico de junho de 2013.

As altas ainda não superaram as perdas, diz IBGE

Os dados apontaram para uma alta de 3,2% na produção industrial em agosto ante julho, o que levou o setor a acumular 33,4% de crescimento em quatro meses, entretanto o resultado ainda foi insuficiente para recuperar a perda registrada em março e abril, informou o IBGE. A indústria opera 2,6% abaixo do patamar de fevereiro, pré-pandemia.

“A indústria não crescia por quatro meses seguidos desde os últimos meses de 2017”, observou André Macedo. “Mesmo com esse ganho acumulado de 33,4%, o setor industrial ainda não recupera o patamar de fevereiro último, que a gente chama de pré-pandemia”, declarou.

A desaceleração no ritmo de alta da produção industrial é natural, uma vez que o crescimento se dá sobre uma base de comparação menos depreciada, avaliou Macedo. A indústria cresceu 3,2% em agosto ante julho, após um avanço de 8,3% no mês anterior, segundo os dados do IBGE.

Saiba Mais: Taxa de desemprego aumenta para 13,6% em agosto, diz IBGE

“Não seria natural a produção industrial crescendo 8% ao mês. Claro que aquele crescimento estava relacionado à base de comparação depreciada”, disse Macedo. “Após as perdas de março e abril, o setor industrial vem de alguma forma recuperando o patamar perdido”, apontou.

“Eu chamaria atenção para a manutenção no campo positivo, porque a gente deixa para trás aquela base mais depreciada. É até natural que o crescimento a partir desse momento se dê de forma menos elevada que nos meses anteriores”, concluiu o gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião