Economia

IBGE anuncia queda do desemprego, mas número de desalentados bate recorde

0

Pela quarta vez seguida, o Brasil inicia o terceiro trimestre com queda na taxa de desemprego. No entanto, o número de desalentados, ou seja, aqueles que desistiram de buscar emprego, bate um novo recorde. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados hoje.

A taxa de emprego caiu 0,01 ponto percentual, atingindo 12,3% entre abril e julho, contra 12,4% no trimestre anterior. A queda é a quarta seguida. No segundo trimestre do ano passado, o desemprego estava em 12,8%.

A pesquisa do IBGE mostra que no trimestre até julho o Brasil tinha 12,868 milhões de desmpregados. No mesmo período do ano passado, eram 13,326 milhões.

No entanto, existe uma quantia considerável de pessoas que desistiram de procurar emprego, os desalentados. Há 4,818 milhões de trabalhadores nessa situação, um recorde desde que a pesquisa começou em 2012.

“O desemprego vem caindo no Brasil por conta do desalento, principalmente neste ano de 2018”, segundo o coordenador do IBGE, Cimar Azeredo.

Na métrica de empregos formais, houve queda. Em relação ao ano anterior, temos hoje 1,1% menos trabalhadores com carteira assinada no setor privado brasileiro, um total de 32,981 milhões. O emprego informal, sem carteira assinada, subiu 3,4%, para um total de 11,094 milhões.

O IBGE informou também que o rendimento médio do trabalhador foir de 2.205 reais no trimestre, contra 2.213 no trimestre anterior e 2.188 no mesmo período do ano pasasdo.

O Ministério do Trabalho informou a criação líquida de 47.319 vagas formais em julho, principalmente na agropecuária. Ainda assim, o mercado mostra-se lento e incerto em sua recuperação.

Compartilhe a sua opinião

Daniel Quandt
Aluno da Universidade de São Paulo, Daniel Quandt escreve sobre economia, mercado financeiro e política no portal da Suno Research. Já passou pela Agência USP de Inovação e pela startup de vídeo em blockchain Paratii, desenvolvendo seu conhecimento da aplicação de tecnologia de ponta ao mercado.